Teresina - PI

Firmino Filho vai flexibilizar atividades econômicas aos domingos

“O vírus ainda circula na nossa cidade, mas a situação já está mais controlada, com o número de mortes e de internações, bem como a procura por UBSs", disse Firmino.

Germana Chaves
Teresina
Davi Fernandes
Teresina
- atualizado

O prefeito Firmino Filho (PSDB) vai flexibilizar, aos domingos, as medidas restritivas para as atividades econômicas e sociais que já haviam sido liberadas pelo Plano de Retomada. A flexibilização que já tinha sido iniciada aos sábados, agora se estende por todo o final de semana.

Com isso, os estabelecimentos comerciais voltam a funcionar respeitando os protocolos de prevenção da disseminação do novo coronavírus (covid-19). Firmino disse que a flexibilização é possível devido à queda nos números da doença em Teresina.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Firmino FilhoFirmino Filho

“O vírus ainda circula na nossa cidade, mas a situação já está mais controlada, com o número de mortes e de internações, bem como a procura por UBSs que atendem a pacientes com síndromes gripais, em queda. Isso nos dá mais tranquilidade para a retoma das atividades também aos finais de semana”, falou ele.

COE

O Centro de Operações em Emergência (COE), vai continuar o monitoramento da pandemia para avaliar o impacto da reabertura na evolução da covid-19 na Capital. O avanço ou retrocesso da flexibilização vai depender dos números da doença nos próximos dias.

Obediência às medidas

Firmino Filho disse ainda que todos os serviços e estabelecimentos devem respeitar as determinações sanitárias expedidas para a contenção do novo coronavírus, inclusive quanto aos atendimentos emergenciais.

Comércio varejista e de serviços

Como anteriormente a pandemia, o comércio varejista pode funcionar na parte da manhã nos bairros da Capital. Já os estabelecimentos localizados como os Shoppings Centers estão liberados para o funcionamento no horário de 10h às 22h.

Restaurantes e bares

Os restaurantes, lanchonetes, cafés, bares e similares poderão funcionar 8h por dia, devendo fechar às 00h.

Serviços para saúde animal

As empresas que atuam em serviços relativos à saúde animal, como clínicas veterinárias, Pet Shop e similares poderão funcionar de 9h às 18h.

Academias e clubes

As academias, clubes sociais e esportivos para atividades físicas de recreação em áreas abertas continuam funcionando conforme o que já foi estabelecido pelo Decreto 20018/2020. As empresas e estabelecimentos industriais, inclusive dos setores extrativistas, estão liberadas para funcionar de 7h as 18h.

Boates e cinemas

Firmino Filho, desde o dia 10 de setembro, autorizou a reabertura de estabelecimentos ligados ao setor de eventos, como casas de espetáculos, teatros e cinemas. Esses locais deverão funcionar com 40% da capacidade, seguindo orientações de protocolo higiênico-sanitário. O horário segue o mesmo os bares e restaurantes, ou seja, até 24h.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Firmino Filho afirma que Teresina vai seguir com lockdown aos domingos

Firmino amplia horário de funcionamento das lojas e shoppings em Teresina