Fechar
GP1

Brasil

Gilmar Mendes manda soltar ex-secretário de Sérgio Cabral

Sérgio Cortês foi preso em abril de 2017 durante uma ação de desdobramento da Lava Jato.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, determinou a liberdade de Sérgio Cortês, ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro no governo de Sérgio Cabral.

Cortês foi preso durante a Operação Fatura Exposta, da Polícia Federal (PF), em abril de 2017, em um desdobramento da operação Lava Jato no Rio de Janeiro.

  • Foto: Tv GloboSérgio Cabral e Sérgio CortêsSérgio Cabral e Sérgio Cortês

Gilmar Mendes proibiu em sua decisão, que Cortês mantenha contato com os demais investigados. Além disso, Mendes proibiu Côrtes de deixar o país e deu um prazo de 48 horas para que ele entregue passaporte. Ainda de acordo com a decisão de Gilmar Mendes, Côrtes deve permanecer em recolhimento domiciliar à noite e nos fins de semana.

De acordo com informações do G1, a operação Fratura Exposta investigou fraudes em licitações para o fornecimento de próteses para o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). Segundo a investigação, os desvios chegaram a R$ 300 milhões entre 2006 e 2017.

Na época da operação, também foram presos os empresários Miguel Iskin e Gustavo Estellita. As prisões foram pedidas a partir da delação premiada de César Romero, que trabalhou com o ex-diretor do Into, ex-secretário executivo de Côrtes na Saúde, e foi o responsável por entregar todo o esquema.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.