Fechar
GP1

Piauí

Governo do Estado vai realizar homenagem ao grupo Bandolins de Oeiras

O grupo é remanescente de uma orquestra de bandolins, nos anos 1930, chamada A Voz do Coração.

O Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), e o Instituto Histórico de Oeiras (IHO) lançam uma exposição iconográfica em homenagem ao grupo musical Bandolins de Oeiras, no próximo sábado (7), às 18h, no Museu de Arte Sacra (MAS), em Oeiras.
Imagem: DivulgaçãoWellington Dias e Bandonlins de Oeiras(Imagem:Divulgação)Wellington Dias e Bandonlins de Oeiras
A exposição tem como curador Carlos Rubem Campos Reis e vai rememorar a trajetória das Meninas de Oeiras, como são conhecidas. A Exposição Iconográfica Bandolins de Oeiras ficará até o dia 5 de abril, domingo de Páscoa.

As Meninas, desde o início dos anos 1980 até pouco tempo atrás, abrilhantavam as festividades cívicas e religiosas da Primeira Capital do Piauí tendo, inclusive, ultrapassado as fronteiras locais, regionais e, mesmo, internacionais (elas participaram do Festival de Três Fronteiras - Argentina, Brasil e Paraguai).

Sobre o Grupo

O Bandolins de Oeiras foi um grupo de senhoras formado por Maria do Rosário Lemos e Lilásia Freitas, já falecidas, Maria Antonieta Maranhão (Nieta), Petronila Amorim (Petinha) e Maria José Ferreira (Zezé Cabeceira) e contava com a regência da professora Celina Martins.

Em 2000, com o apoio da Fundac, gravaram o CD Valsas Piauienses, orquestrado pelo professor, pesquisador e maestro Emmanuel Coelho Maciel. Em 2004, participaram do Festival Interartes, no Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato. No mesmo ano, as Meninas de Oeiras participaram do I Festival de Cultura de Três Fronteiras, na cidade argentina de Puerto Iguazu.

Em 9 de novembro de 2005, as Meninas de Oeiras receberam, das mãos do então presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, a Medalha da Ordem do Mérito Cultural.

O grupo é remanescente de uma orquestra de bandolins, nos anos 1930, chamada A Voz do Coração, com a dissolução do grupo original formaram os Bandolins de Oeiras.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.