Fechar
GP1

Teresina - Piauí

João Mádison diz que Adapi faz terrorismo para prejudicar Expoapi

“Em relação ao Parque de Exposição, não há o menor sentido, é um terrorismo, lá não teve nenhum animal contaminado", disse João Mádison.

O deputado estadual João Mádison Nogueira (MDB) promoveu audiência pública, na manhã desta quarta-feira (18), na Assembleia Legislativa do Piauí, para debater sobre a interdição do Parque de Exposição Dirceu Arcoverde. Representes de órgãos ligados ao setor estavam presentes.

O parque foi interditado pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) por conta de um animal que foi sacrificado ao ser diagnosticado com a doença mormo, que é infectocontagiosa e pode ser contraída também por humanos. Se a interdição for mantida, vai prejudicar a realização da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi) 2019 que está marcada para o dia 30 de novembro.

Para o deputado estadual está sendo feito um ‘terrorismo’ acerca do assunto já que os animais permanecem em bom estado de saúde. Ele advertiu que essa situação abala a cadeia econômica proveniente da exposição de equinos e rebanhos de criação.

  • Foto: Lucas Dias/GP1João MádisonJoão Mádison

“Em relação ao Parque de Exposição não há o menor sentido, é um terrorismo, lá não teve nenhum animal contaminado. Todos os animais que estão no Parque de Exposição foram feitos exames e deu negativo. Então, o que estamos observando aqui, nesse momento, as pessoas tentando criar um momento de instabilidade nesse trabalho que se faz de recuperação da pecuária”, rebateu.

O Parque de Exposições conta com cerca de 50 animais que passaram por uma primeira bateria de exames, que apontou negativo em relação a patologia. Após o parecer negativo, os animais devem passar por outra verificação até 30 dias depois.

A secretária de Agronegócio do Piauí, Simone Pereira, disse que a secretaria vai agir com responsabilidade para resolver o impasse. “Nós vamos agir com responsabilidade para a liberação do Parque para realização da Expoapi. Vamos nos certificar que não tem mais risco”, disse Simone.

André Nogueira, presidente da Associação Piauiense de Criadores de Gado Zebu (APCZ), defendeu a realização da Feira de Exposição. Ele afirmou que no local “não foi registrado casos de mormo em animais”.

O deputado estadual João Mádison convidou a veterinária do Jóquei Club de Goiás, Carla Amorim, para participar da audiência. Ela explicou que os exames de mormo em equinos “apresenta dúvidas na maioria dos casos e que a transmissão da doença para humanos é rara”.

Doença Mormo

Mormo ou lamparão é uma doença infectocontagiosa que pode ser transmitida ao homen e outros animais. A doença se manifesta com corrimento nas narinase presença de nódulos subcutâneos nos pulmões dos animais.

NOTÍCIA RELACIONADA

Expoapi pode ser adiada após Adapi interditar Parque de Exposições

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.