Fechar
GP1

Taquara - Rio Grande do Sul

Médium João de Deus exerce liderança na cidade de Abadiânia

Todo mês, cerca de 10 mil pessoas, 40% delas estrangeiras, vão à cidade, a 113 quilômetros de Brasília, em busca de cura ou conforto espiritual.

Aos 76 anos, João de Deus é um misto de líder religioso e controlador de Abadiânia (GO). Todo mês, cerca de 10 mil pessoas, 40% delas estrangeiras, vão à cidade, a 113 quilômetros de Brasília, em busca de cura ou conforto espiritual. Graças a esse movimento, ele é ao mesmo tempo respeitado e temido. "Claro que ninguém quer se indispor. Ele está sempre próximo, o melhor é cultivar boas relações", diz um lojista, que há pouco tempo chegou a Abadiânia.

A ligação de João de Deus com o poder se expressa não só pelo temor nutrido por muitos dos habitantes, os "filhos de Abadiânia". O líder espiritual também acompanha de perto a política local. Trabalha pela eleição de candidatos da sua preferência. Mas nem sempre com sucesso.

  • Foto: Ernesto Rodrigues/Estadão ConteúdoMédium João de DeusMédium João de Deus

Na última disputa, o vencedor foi José Diniz (PSD), opositor do candidato abençoado pelo médium. "Já tivemos problemas, mas hoje a relação é respeitosa", conta o prefeito.

João de Deus comemora com entusiasmo o aniversário, em junho. "Sempre atrai muitas pessoas conhecidas. Eu mesmo vou. Já encontrei lá ministros do Supremo Tribunal Federal, embaixadores, governadores", diz o prefeito. Tudo é doado pelo comércio local - comida, shows e queima de fogos. "A Polícia Militar disse que este ano vieram 10 mil", diz Francisco Lobo, um dos funcionários mais próximos do médium. Outra festa popular é o Natal para a crianças carentes. O médium financia a compra 8 mil brinquedos para distribuição.

Rituais

Embora respeitem, são poucos os "filhos de Abadiânia" que buscam socorro espiritual com ele. Uns dizem ter outra religião, outros afirmam que deixam para quando a necessidade apertar. A Casa Dom Inácio de Loyola, onde atende, é um conjunto amplo de construções, simples e bem cuidadas.

Ali funciona não só o centro de atendimento, mas há uma loja - onde são vendidas lembranças, pedras e fotos -, lanchonete e laboratório que produz cápsulas de passiflora, prescritas pelo médium. O tratamento, para dois meses, custa R$ 100. "Não é todo mundo que pode pagar", comentou um lojista.

Muitos dos voluntários da casa são ex-pacientes. Como Luciana Souza, que chegou a Abadiânia há oito anos, com neuropatia. "Já estava prestes a tomar morfina. Praticamente não andava." Segundo ela, foram meses de tratamento. "Agora quero ajudar, retribuir."

Os atendimentos - de quarta a sexta, pelas manhãs e à tarde - são cheios de rituais, com mistura de símbolos católicos, pedras e imagens esotéricas. Após pegar uma ficha, as pessoas esperam orientação de voluntários, com recomendação de não cruzar braços ou pernas. O atendimento é feito em filas e os chamados são em português, inglês e até francês. A passagem pela área de atendimento é rápida. Quando o médium atende, fica sentado na cadeira de vime, ladeado de assessores, imagens de santos e pedras e cristais. É aí que ouve pedidos de fiéis e entrega um papel com rabisco - a receita para o remédio energizado.

Quando não está em transe, é tratado pelos voluntários como "Seu João". Eles afirmam que o médium faz inúmeras obras de caridade, mas as conhecidas são o Natal das Crianças e a Casa da Sopa, que serve bolachas, com suco e café e uma sopa.

É escoltado o tempo todo. E o que levaria o médium a andar escoltado? Lobo afirma que isso é consequência de um assalto no centro há alguns anos. "Depois disso, várias câmeras de segurança foram instaladas."

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MP investiga se médium João de Deus fez vítimas no Piauí

MP de Goiás pede prisão preventiva do médium João de Deus

Filha diz ter sido abusada por João de Deus dos 9 aos 14 anos

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.