Fechar
GP1

Brasil

Ministro Marco Aurélio arquiva inquérito contra Romero Jucá

Senador era suspeito de desvio de verba de obras em Roraima.

Após quase 14 anos de tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Marco Aurélio Mello arquivou uma investigação sobre o senador Romero Jucá (PMDB-RR) por suposta prática de desvio de recursos públicos.

Jucá é suspeito de receber comissões em obras no município de Cantá (RR) entre 1999 e 2001. Por causa da demanda na coleta de provas e apresentação de denúncia, o caso prescreveu, isto é, não há possibilidade de punição.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoRomero JucáRomero Jucá

O crime de peculato tem pena máxima de 12 anos, e a prescrição ocorre 16 anos após o fato suspeito. O pedido de investigação chegou ao Supremo há 13 anos e 9 meses, em 15 de abril de 2004. De acordo com informações do G1, o arquivamento foi pedido pela própria Procuradoria Geral da República (PGR), responsável pelo inquérito.

Após a manifestação da PGR pelo arquivamento, Marco Aurélio Mello aceitou o pedido. “Observado o inciso II do artigo 109 do Código Penal, a versar a prescrição em 16 anos para os delitos apenados com até 12, esta seguramente veio a incidir transcorridos mais de 17 anos. A manifestação é definitiva, tendo em conta a atuação do Órgão máximo do Ministério Público”, escreveu no despacho.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.