Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Mulheres criam petição para repudiar texto de professor piauiense

“Parece-me que as mulheres especialmente mais jovens, perderam a noção de pudor, mais preocupadas com a violência masculina", diz trecho do artigo escrito pelo piauiense.

Após o texto “O pudor da mulher atrai o respeito do homem” do professor piauiense José Maria Vasconcelos, ser vinculado nesta sexta-feira (25) em um jornal impresso local, algumas mulheres piauienses resolveram criar uma petição online em repúdio ao artigo.

No texto de apresentação do documento as autoras solicitam a retratação do professor e do jornal. “Solicitamos retratação por parte do autor do artigo, José Maria Vasconcelos, e da editoria do jornal pelas declarações de cunho sexista e preconceituoso veiculadas na edição. Entendemos como um desserviço para o Estado que vive uma epidemia de feminicídio, reforçando conceitos extremamente danosos à população”, diz o texto.

O texto

Em seu artigo José Maria narra, que todas as sextas-feiras reúne-se com amigos na praça de alimentação do Teresina Shopping, em frente ao restaurante Magia de Minas, lá eles ficam sentados vendo mulheres “desfilar, destilando colírio nos olhos masculinos devido à ousadia dos trajes”.

“Parece-me que as mulheres especialmente mais jovens, perderam a noção de pudor, mais preocupadas com a violência masculina. Desconhecem uma característica natural do macho: a contemplação da beleza feminina. (...) Homens, em geral, não avançam na mulher pudorosa, reservada e decentemente ajuizada, que não expõe a sua intimidade emocional e física, em outras palavras, em outras palavras a mulher ideal não precisa exibir as nádegas”, relata o professor.

  • Foto: GP1Texto polêmico publicado em um jornal local Texto polêmico publicado em um jornal local

Em outro trecho da publicação o autor sugere que fechem as delegacias da mulher. “Fechem delegacias da mulher, providenciem condutas de pudor feminino, vergonhas mais escondidas. Homens comumente, só avançam se elas abrirem as pernas”, afirma.

Ao final, José Maria diz que as “(mulheres) precisam recuperar o pudor”.

Repercussão negativa nas redes sociais

Nas redes sociais o texto foi altamente criticado. Os internautas afirmam que o discurso trazido pelo professor estimula a violência contra a mulher.

  • Foto: GP1Repercussão do texto nas redes sociaisRepercussão do texto nas redes sociais

"Voltamos a idade da pedra. Com a submissão feminina sendo o centro do ego masculino", escreveu uma internauta. "Até porque crianças , que são as maiores vítimas de estupro, andam muito "sensuais" por aí. "Abrindo as pernas"... quanto mais vivo, mas repulsa tenho de gente machista e babaca. Nojo!", disse outra.

O autor

  • Foto: FacebookProfessor José MariaProfessor José Maria

José Maria Vaconcelos, é formado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), colunista, dono do antigo Colégio Éden, ministrante de cursos, ex-professor de português do Instituto Federal de Educação (IFPI) e de colégios particulares de Teresina.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.