Fechar
GP1

José de Freitas - Piauí

Nível da água na Barragem do Bezerro em José de Freitas baixou 28 cm

"Acredito que se diminuir mais 80 cm, a situação vai estar totalmente sanada. A situação no momento é tranquila”, afirmou Geraldo Magela.

O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Geraldo Magela Barros Aguiar, afirmou ao GP1 nesta terça-feira (10) que a situação da Barragem do Bezerro, em José de Freitas está estável e que já foi possível diminuir o nível da água em 28 cm.

Uma fissura, onde estava ocorrendo o vazamento da água da barragem deixou a cidade em estado de alerta, devido a possibilidade de rompimento. Mais de 45 famílias já foram retiradas do local e estão sendo realizadas obras para sustentar a parede de contenção da barragem.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Barragem do Bezerro em José de Freitas Barragem do Bezerro em José de Freitas

“Agora está estável. Diminuiu 28 cm desde ontem. Eu acredito que baixando até por onde está saindo essa água [na fissura que foi encontrada] a situação melhora. Acredito que se diminuir mais 80 cm, a situação vai estar totalmente sanada. A situação no momento é tranquila”, afirmou.

A vazão da água da barragem acaba indo para o Rio Marataoan, elevando o nível da água, que dessa forma pode transbordar, causando prejuízos a quem mora nos municípios de Lagoa Alegre, Cabeceiras, Batalha, Barras e Esperantina.

Geraldo Magela explicou que toda a situação está sendo controlada e que a água segue seu rumo normal, para o rio. “A gente tem a altura exata que a água está saindo, mas não sabemos a quantidade que está entrando. Então a vazão da água está seguindo o seu caminho”, afirmou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.