Polícia

Operação contra feminicídio ocorrerá em seis municípios do Piauí

Os casos foram noticiados pela reportagem do GP1 e ocorreram nos municípios de Regeneração, São Raimundo Nonato, Simplício Mendes, Castelo do Piauí, Betânia do Piauí e Cocal.

Davi Fernandes
Teresina
- atualizado

Devido aos casos de feminicídios que já foram registrados em pouco mais de um mês no interior do Piauí, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) vai realizar uma operação para visitar os municípios em que os casos foram registrados.

A operação vai ocorrer em parceria da SSP-PI por meio da subsecretária, delegada Eugênia Villa, o gerente de Policiamento do Interior, delegado Marcelo Leal e a delegada Luana Alves, titular da Delegacia de Feminicídios.

Em entrevista ao GP1, a delegada de feminicídio Luana Alves, informou que o objetivo é encerrar os inquéritos que estão em aberto nas delegacias do interior devido ao baixo número de policiais. “Eu fui convidada e a ideia é encerrar os inquéritos que estão pendentes nas delegacias do interior, devido a quantidade de policiais que é menor, então pode envolver o aplicativo Salve Maria e capacitação de policiais, vamos desenvolver as investigações seguir as ideias do projeto que são da delegada Eugênia”, informou a delegada.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Luana AlvesLuana Alves

Já foram registrados um total de seis feminicídios, os casos foram noticiados pela reportagem do GP1 e ocorreram nos municípios de Regeneração, São Raimundo Nonato, Simplício Mendes, Castelo do Piauí, Betânia do Piauí e Cocal.

Regeneração

Um homem identificado como Janiel Pereira da Silva, natural de Angical do Piauí, assassinou a esposa identificada como Juscilene Soares de Sousa, 37 anos, e depois cometeu suicídio no bairro Vila União, na cidade de Regeneração.

De acordo com o cabo Giordano Gonçalves, da 2ª Companhia do 18º Batalhão da Polícia Militar, a PM foi acionada por volta de 6h40 da segunda-feira (18) por um popular que passou no local e viu Janiel Pereira morto, na frente de casa.

  • Foto: Divulgação/PMResidência onde aconteceu o crimeResidência onde aconteceu o crime

“Nós fomos acionados para atender uma ocorrência de suicídio por enforcamento em um pé de faveira. Quando nós chegamos lá, vimos que era em frente à residência do rapaz e quando adentramos na casa encontramos a esposa dele caída no quarto, com uma lesão muito grave na cabeça, provocada por uma mão de pilão. Ela ainda estava viva e nós acionamos o Samu, que rapidamente chegou lá, fez os primeiros socorros, mas quando colocou ela na ambulância para levar para o Hospital de Regeneração ela veio a óbito”, explicou o cabo Giordano Gonçalves.

São Raimundo Nonato

Uma mulher identificada como Rita dos Santos, 62 anos, foi morta no início da tarde do dia 23 de janeiro, no bairro Alto do Cruzeiro em São Raimundo Nonato, região Sul do Piauí. A suspeita é que o marido da vítima tenha sido o autor do crime.

  • Foto: Divulgação/PMRita dos SantosRita dos Santos

De acordo com o delegado Marcelo Leal, Gerente de Policiamento do Interior, a mulher chegou a ser socorrida ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. A Polícia Civil do Piauí ainda continua em diligências a fim de capturar o acusado identificado como José Carlos dos Santos.

  • Foto: DivulgaçãoJosé Carlos de SantosJosé Carlos de Santos

Simplício Mendes

Uma adolescente identificada como Letícia Maria Costa de Arruda, de 14 anos, foi morta asfixiada no município de Simplício Mendes. O acusado é filho do marido da tia da vítima, que foi encontrada em um matagal nas proximidades da própria residência, na Vila Henrique Costa.

Ela foi encontrada pelo pai, com quem morava, que logo em seguida acionou a PM. De acordo com o tenente Damata, comandante do GPM da cidade, provavelmente ela foi morta em um outro local.

  • Foto: DivulgaçãoLetícia Maria Costa de ArrudaLetícia Maria Costa de Arruda

Os policiais, então, iniciaram as diligências. Eles receberam a informação que havia uma pessoa no Morro da Coab e foram averiguar para ver se tratava do suspeito.

Após a captura, o adolescente confessou o crime. Ele informou que cometeu o assassinato por conta de desavenças entre os dois por questões familiares.

Castelo do Piauí

Uma adolescente identificada como Maria das Graças Silva, de 17 anos, foi morta a pauladas pelo namorado no início da noite do dia 2 de fevereiro. O crime aconteceu em uma residência situada na localidade Espinhos, zona rural do município de Castelo do Piauí.

O acusado foi identificado como Francivando Gomes de Sousa, de 19 anos. O comandante do Grupamento da Polícia Militar da cidade, sargento Gomes, explicou que a vítima foi encontrada pela mãe do indivíduo, que socorreu a garota para a unidade hospitalar.

  • Foto: Divulgação/PMFrancivando Gomes de Sousa e Maria das Graças SilvaFrancivando Gomes de Sousa e Maria das Graças Silva

A Polícia Militar prendeu o acusado na tarde do dia seguinte, 3 de fevereiro. Segundo informações do major Etevaldo, comandante da Polícia Militar de Campo Maior, ele foi preso após ser avistado caminhando às margens da rodovia BR 407.

Betânia do Piauí

Uma mulher identificada como Ana Lúcia Rodrigues Cavalcante, 32 anos, foi morta a pauladas pelo próprio marido, identificado como Luís Coelho, 44 anos, que após o crime cometeu suicídio.

Segundo informações do soldado Franklin, do Grupamento da Polícia Militar (GPM) de Betânia do Piauí, populares acionaram os policiais após encontrarem os dois corpos no dia 8 de fevereiro. O corpo de Ana Lúcia foi encontrado em um lago a cerca de 800 metros do corpo de Luís, que estava próximo a um poste de energia elétrica.

Cocal

Uma mulher identificada como Nataciane dos Santos Sousa, de 23 anos, foi encontrada morta na noite do sábado (16), por volta das 19h, em uma residência abandonada no bairro São Francisco, na cidade de Cocal. A vítima havia sido morta no dia anterior, sexta-feira (15), com 10 perfurações de faca.

De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, desde o crime, a PM vinha realizando diligências para encontrar o acusado. Na noite do domingo, a guarnição recebeu a informação de que ele havia acabado de chegar em sua residência. A PM se deslocou ao local e prendeu o acusado, que não apresentou resistência.

  • Foto: Facebook/NatacianeNataciane foi morta com 10 perfuraçõesNataciane foi morta com 10 perfurações

Durante o trajeto de Cocal para a Central de Flagrantes de Parnaíba, o acusado confessou o crime e afirmou que matou a mulher por ciúmes, após ter visto mensagens de texto no celular da vítima.

Dados de 2018

Em outros dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), dentre as 57 mulheres mortas no Piauí, 25 dos assassinatos foram enquadrados como feminicídio, sendo que nove aconteceram em Teresina e 16 no interior do estado.

Em 2017, foram registrados 26 feminicídios no estado, a SSP apontou que a situação não sofreu alteração.