Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Piauí recebe mais 20 respiradores para tratamento da covid-19

Os aparelhos fazem parte dos 81 equipamentos comprados pelo Governo do Estado e confiscados pelo Ministério da Saúde.

Chegaram nesta quinta-feira (18) mais 20 respiradores mecânicos comprados pelo Governo do Estado do Piauí que haviam sido confiscados pelo Ministério da Saúde. A informação foi confirmada ao GP1 pelo Coordenador de Comunicação do Governo do Estado, Allisson Bacelar.

A busca e apreensão dos aparelhos foi determinada pelo juiz Márcio Braga Magalhães, da 2ª Vara Federal, que obrigou a União a devolver os respiradores. Os equipamentos foram comprados da empresa Intermed. Os aparelhos fazem parte dos 81 equipamentos comprados pelo Governo do Estado e confiscados pelo Ministério da Saúde.

  • Foto: Divulgação/AscomRespiradoresRespiradores

Conforme o coordenador de Comunicação os respiradores mecânicos serão distribuídos conforme a necessidade dos hospitais da rede pública estadual. De acordo com o boletim informativo da Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgado na noite de quarta-feira (17), o Piauí possui 431 leitos de UTI, mas 263 já estão ocupados. O número corresponde a 61 dos leitos com respiradores ocupados.

O secretário de Saúde, Florentino Neto, destacou a importância dos aparelhos. “Com esses equipamentos, estamos fortalecendo as unidades de saúde da capital e interior do estado, cumprindo o nosso objetivo de salvar vidas. Nós sabemos que esses são equipamentos essenciais para ampliar nossa capacidade de terapia intensiva e com a chegada desses novos respiradores, teremos mais possibilidades de atender nossa população”, afirmou o secretário.

Os respiradores são usados em casos de infectados com o novo coronavírus (covid-19) que estão em estado mais grave e que precisam de ventilação mecânica por conta de algum problema pulmonar. Mais de 50% dos leitos com respiradores no estado já estão ocupados.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Covid-19: STF libera respiradores retidos na Justiça para o Piauí

Respiradores do Piauí confiscados pelo Ministério da Saúde são apreendidos em SP

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.