Fechar
GP1

Brasil

Plano de ajuda humanitária à Venezuela será mantido, diz porta-voz

O vice-presidente Hamilton Mourão disse que o Brasil não pretende participar de eventual intervenção militar na Venezuela.

O porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros, afirmou em entrevista a jornalistas nesta quinta-feira, 21, que a segurança na faixa da fronteira do Brasil com a Venezuela é "normal". Segundo ele, não houve 'mudança de comportamento' após o anúncio do presidente venezuelano Nicolás Maduro de que o acesso ao Brasil seria fechado a partir das 20h.

Rêgo Barros também disse que está mantida a previsão de entrega de ajuda humanitária - alimentos e medicamentos, principalmente - a venezuelanos a partir do próximo sábado, 23, na fronteira da cidade roraimense de Pacaraima com o país vizinho. "Caminhamos de forma alinhada com o governo de Roraima para dirimir qualquer problema", afirmou. "A operação humanitária terá início no dia 23".

  • Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão ConteúdoOtávio do Rêgo BarrosOtávio do Rêgo Barros

Mais cedo, o governador de RR, Antonio Denarium (PSL), disse que a fronteira terrestre entre Brasil e Venezuela havia sido fechada por tanques de tropas venezuelanas por volta das 15h20. O porta-voz afirmou, contudo, que a fronteira ainda estava aberta no final da tarde, com fluxo normal. Depois disso, Denarium recuou, afirmando que a confirmação do fechamento só ocorrerá na sexta-feira, 22.

Rêgo Barros disse ainda que tropas brasileiras continuam em "operação de normalidade" e que a situação do país vizinho está sendo monitorada. "O planejamento do governo estabelece como linha limítrofe a própria fronteira." O porta-voz não confirmou se há algum tipo de preparação de militares brasileiros para eventual situação de conflito com o governo Maduro.

'Não há outra solução'

O vice-presidente Hamilton Mourão, escalado pelo presidente Jair Bolsonaro para ir até Bogotá, na Colômbia, na próxima segunda-feira, 25, para representar o Brasil na reunião do Grupo de Lima e discutir os desdobramentos da crise, reforçou que o Brasil não tem intenção de entrar na Venezuela.

"A ideia sempre foi e sempre será colocar suprimento na fronteira da Venezuela", disse ele. "Nossa ação sempre será no sentido da não intervenção." Mourão ainda falou sobre a possibilidade de corte de energia da Venezuela - "possível, mas não provável" - e ressaltou que "não há outra solução (para a crise) a não ser a saída de Maduro".

Relações exteriores. O chanceler Ernesto Araújo também confirmou viagem a Cúcuta para discutir a questão da ajuda humanitária à Venezuela. Ele deve acompanhar Mourão no encontro do Grupo de Lima na Colômbia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governador Denarium diz que fronteira com Venezuela já está fechada

Maduro anuncia fechamento da fronteira venezuelana com o Brasil

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.