Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Preso é encontrado morto após vistoria na Penitenciária Irmão Guido

A vistoria foi realizada após um motim que ocorreu na manhã deste domingo (14) na unidade prisional.

Um detento foi encontrado morto durante uma vistoria realizada por agentes penitenciários na tarde deste domingo (14), na Penitenciária Irmão Guido. A vistoria foi realizada após um motim que ocorreu, nesta manhã, na unidade prisional.

O detento foi identificado como Kelvin Sousa Alves, do pavilhão B, cela número 03. O GP1 recebeu informações de que após o motim, agentes penitenciários foram chamados para conter o tumulto e realizar vistoria na unidade e que durante a vistoria os agentes teriam usado bomba de efeito moral o que acabou vitimando o detento.

  • Foto: Divulgação/WhatsAppDetento que faleceu na Irmão Guido Detento que faleceu na Irmão Guido

O GP1 entrou em contato com o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí, Kleiton Holanda, que confirmou a morte do detento, porém afirmou que a causa da morte é desconhecida e só poderá ser confirmada após exame realizado pelo Instituto Médico Legal (IML).

“Hoje pela manhã houve um princípio de tumulto, foi realizada uma vistoria já agora à tarde, continua sendo realizada na verdade, porque a vistoria serve pra detectar se há alguma tentativa de fuga até através de túneis que eles [detentos] possam cavar, é um procedimento que é realizado sempre em comunicação com a Secretaria de Justiça. Aí no meio da confusão um preso veio a óbito, o Kelvin Sousa Alves, agora o motivo da causa morte somente a perícia vai dizer, mas as primeiras informações é que não há sinal de perfuração no corpo do homem, o Samu foi até chamado, mas como foi confirmado o óbito, não tinha mais o que fazer. O fato aconteceu dentro da cela”, informou Kleiton Holanda.

Questionado sobre o uso da bomba de efeito moral, Kleiton Holanda disse que ainda não pode confirmar essa informação. “Geralmente se há motim, rebelião é utilizado esses artefatos, para controlar a multidão, se foi usado nessa situação, eu não sei responder, como sindicato não tenho essa informação ainda, mas dentro de vistoria não se usa esse tipo de artefato, de forma nenhuma, inclusive uma ação dessa tem que ser autorizada pela Secretaria de Justiça, quando se vai usar, até a vistoria em si tem que ter conhecimento da Sejus”.

A perícia ainda está sendo aguardada na Penitenciária para que sejam realizados todos os procedimentos cabíveis. A delegacia de Homicídios também foi acionada para investigar o fato.

Sejus

O GP1 entrou em contato na tarde deste domingo (14), com a assessoria de comunicação da Secretaria de Justiça do Estado que informou que não houve motim, e nem a utilização de bomba de efeito moral na Irmão Guido.

Sobre o detento que faleceu a Sejus afirmou que o mesmo já havia passado mal anteriormente, foi levado ao hospital e recebeu alta, vindo a óbito neste domingo (14). "O preso que faleceu reclamou ontem sábado (13), que estava passando mal. Por causa disso, foi levado ontem mesmo ao hospital, foi atendido e recebeu alta. Hoje (14), faleceu. A gerência do presídio prestou toda assistência médica. Hoje à tarde, a gerência do presídio fez uma vistoria de rotina. O preso reclamou novamente que estava passando mal. A gerência acionou o Samu. E o preso veio a óbito. Sobre a causa, não temos o laudo técnico, ainda".

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.