Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Professores da rede estadual do Piauí paralisam atividades na quarta

O movimento tem concentração marcada para às 7 horas em frente ao prédio do Instituto Federal do Piauí, no centro de Teresina, e seguem e passeata até o INSS, próximo a Praça Rio Branco.

Os professores da rede estadual do Piauí irão paralisar suas atividades no próximo dia 15 de maio. O movimento é nacional e pede a valorização da classe dos educadores e reajuste salarial para a categoria.

“Na verdade é uma greve que foi programada pelas centrais sindicais, dentro dos atos unificados que foram realizados antes, como o 1º de maio, nesse dia em São Paulo, foi firmado essa greve nacional no dia 15”, disse o assessor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí (SINTE), Leo Maciel.

Além dos professores da rede pública estadual, que engloba a categoria dos docentes universitários, participam do movimento alunos e educadores da Universidade Federal do Piauí, após o anúncio do bloqueio de recursos do governo federal para as instituições públicas do país.

“O movimento irá acontecer, contra esse desmonte que o governo federal está executando contra a educação, a partir do corte de verbas de 30% das universidades públicas, e outras posturas que o MEC tem tido.Também está dentro da pauta a luta contra a reforma da previdência, nos termos que estão estabelecidos, que prejudica fundamentalmente os professores, principalmente as professoras”, explicou Maciel.

O movimento tem concentração marcada para às 7 horas em frente ao prédio do Instituto Federal do Piauí, no centro de Teresina, e segue em passeata até o INSS, próximo à Praça Rio Branco.

A assessoria do SINTE ainda revelou que dia 23 de maio haverá uma assembleia geral, para tratar exclusivamente do reajuste salarial da categoria no Piauí. “No dia 23 vai ter uma assembleia no clube do SINTE para definir os rumos da campanha salarial desse ano, que ainda está pendente, sendo essa reunião indicativo de greve dos trabalhadores da educação”, disse o assessor.

Audiência com TCE

Na manhã desta segunda-feira (13), o Tribunal de Contas do Estado se reuniu com os docentes do Piauí para discutir a implementação do piso anual dos profissionais do Magistério Estadual. A audiência foi solicitada pelo SINTE.

De acordo com o sindicato, o Governo do Estado está se negando a efetuar o reajuste para os professores sob a alegação da cota da Lei de Responsabilidade Fiscal ter sido atingida.

Outro lado

Em nota, a Seduc (Secretaria de Estado da Educação) informou que o ato não deve afetar o funcionamento normal das instituições educacionais do estado. Além disso, a secretaria informou que o movimento não tem relação com a educação do Piauí.

Confira a nota na íntegra

A Secretaria de Estado da Educação informa que a paralisação dos professores marcada para o próximo dia 15 de maio, trata-se de um movimento nacional, em reivindicação a temas como: previdência social, aposentadorias, cortes de investimentos na educação, nada específico relacionado à educação do Piauí. As escolas do estado funcionarão normalmente e no caso de não haver aula, o professor irá repor os conteúdos.

NOTÍCIA RELACIONADA

TCE-PI vai discutir em audiência reajuste dos professores estaduais

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.