Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Profissionais da Maternidade Evangelina Rosa testam positivo para covid-19

A denúncia havia sido feita à equipe de jornalismo do GP1 na tarde desta quinta-feira (16) por profissionais da Saúde que trabalham na maternidade e foi confirmada pela Sesapi.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirmou nesta quinta-feira (16), que existem casos de profissionais da Saúde da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), infectados pelo novo coronavírus (Covid-19).

A denúncia havia sido feita à equipe de jornalismo do GP1 na tarde de hoje por profissionais da Saúde que trabalham na maternidade. Por meio de nota, a Sesapi informou que está seguindo orientações para afastar os profissionais infectados.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Maternidade Evangelina RosaMaternidade Evangelina Rosa

“Dessa forma a coordenação de epidemiologia orientou a equipe do setor do Núcleo de Epidemiologia da Evangelina Rosa que afastasse os profissionais que testaram positivo para covid-19 e realizasse o revezamento dos demais profissionais, evitando assim aglomerações”, informou.

Ainda conforme a Sesapi, a Maternidade Evangelina Rosa segue realizando treinamentos com os profissionais sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e também sobre o manejo com pacientes que já estejam infectados.

“A MDER também está realizando treinamento com os profissionais sobre os cuidados do uso dos Equipamentos de Protensão Individual. Também foi realizado treinamento sobre o manejo com pacientes com Covid-19”, ressaltou.

Confira a nota da Sesapi na íntegra:

A Secretaria de Estado da Saúde através do setor de epidemiologia tomou conhecimento de casos de profissionais da Materninade Dona Evangelina Rosa confirmados com Covid-19. Dessa forma a coordenação de epidemiologia orientou a equipe do setor do Núcleo de Epidemiologia da Evangelina Rosa que afastasse os profissionais que testaram positivo a Covid-19 e realizasse o revezamento dos demais profissionais, evitando assim aglomerações. A SESAPI continuará acompanhando e monitorando os casos. A MDER também está realizando treinamento com os profissionais sobre os cuidados do uso dos Equipamentos de Proteção Individual. Também foi realizado treinamento sobre o manejo com pacientes com Covid-19.

Além de realizar exames em todos as unidades hospitalares, a Sesapi vai inaugurar nos próximos dias, em conjunto com a Fundação Hospitalar, o Núcleo de Atendimento ao Servidor, com o objetivo de testar os profissionais da saúde e segurança que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus no Piauí. O núcleo vai funcionar no HGV.

Casos no Piauí

O último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), na noite desta quarta-feira (15), aponta que subiu para 91 o número de casos confirmados de coronavírus (covid-19) no estado do Piauí. Isso representa um aumento de 16 casos em 24 horas.

O número de óbitos permanece o mesmo (08). Já o número de casos descartados também subiu, passando de 1.616 para 1.737. Há ainda 108 pacientes internados com suspeita de coronavírus, 32 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Ainda de acordo com o boletim, há cinco pacientes curados da doença no estado.

Dos novos casos confirmados, um é de Picos, outro de Altos e os demais de Teresina. 11 são mulheres e 05 são homens. Com a nova atualização, dez municípios do Piauí passam a ter casos confirmados de coronavírus.

O último óbito por covid-19 aconteceu na última segunda-feira (13). A vítima era um senhor de 63 anos, do município de Piracuruca, que morreu no Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina. O paciente tinha problemas cardíacos e havia retornado de São Paulo (SP) recentemente, segundo informações do prefeito de Piracuruca, Dr. Raimundo.

Outras mortes

As outras sete vítimas do coronavírus no Piauí foram o casal de idosos Jomar Pereira da Silva e Marlúcia Pereira da Silva, que faleceram no mesmo dia, 26 de março; o prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia, no dia 27; o empresário Oderman Bittencourt, que morreu no dia 30 de março; o empresário Nogueira Neto, que faleceu no dia 07 de abril; a jovem teresinense de 22 anos, no dia 09; e o morador do bairro Dirceu, de 56 anos, que teve a morte anunciada no dia 08 de abril.

Casos no Brasil

O Brasil registrou nesta quinta-feira mais 188 mortes provocadas pelo coronavírus e 2.105 novos casos da doença nas últimas 24 horas, segundo informações do Ministério da Saúde. A taxa de letalidade está em 6,3%.

Com isso, em todo o País, o número de mortes de pessoas infectadas pelo novo coronavírus chegou 1.924, com um total de 30.425 casos. Até a terça-feira, o número era de 1.736 vítimas fatais e 28.320 casos confirmados.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil tem 1.924 mortes e 30.425 casos confirmados de coronavírus

Sobe para 91 número de casos confirmados de coronavírus no Piauí

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.