Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sindicato explica aumento no preço da gasolina em Teresina

Segundo o presidente do Sindicato dos Postos, Alexandre Cavalcante, o aumento ocorre devido a escassez de álcool anidro nas distribuidoras.

Mesmo após a Petrobras anunciar cinco reduções seguidas no preço da gasolina, é possível observar que os valores não estão sendo repassados ao consumidor nos postos de combustíveis. De acordo com o presidente do Sindicato dos Postos, Alexandre Cavalcante, o aumento ocorre devido a escassez de álcool anidro nas distribuidoras.

  • Foto: Brunno Suênio/GP1Preço da gasolina já chegou a R$ 4,99 neste posto do balão do São CristóvãoPreço da gasolina já chegou a R$ 4,99 neste posto do balão do São Cristóvão

"O terminal aqui está bem estocado de gasolina A e ele tem uma quantidade muito pequena de álcool anidro. Então, como a ANP permite que você mexa nessa mistura, o normal é 27% de álcool anidro e 73% de gasolina A. Como o terminal está com o estoque de álcool anidro muito baixo e a ANP, em regime de exceção, resolveu dar a liberdade das distribuidoras baixarem o percentual, daí eles foram para o mínimo possível, que é 21% de álcool anidro e 79% de gasolina A", afirmou Alexandre Cavalcante.

  • Foto: Cinara Taumaturgo/GP1Alexandre CavalcanteAlexandre Cavalcante

Segundo ele, a maior quantidade de gasolina e menor quantidade de álcool anidro reflete no preço final do combustível. "Isso faz com que as distribuidoras consigam despachar mais gasolina. O problema disso é que a gasolina A é muito mais cara que o alcool anidro. A maior quantidade de gasolina na distribuidora vai refletir no preço final. Quando a situação normalizar, aí tende a subverter o quadro", acrescentou.

Desbloqueio do Terminal de Petróleo

Após 12 horas de negociação os manifestantes decidiram, na noite desta segunda-feira (28), desocupar o Terminal de Petróleo de Teresina. A Polícia Rodoviária Federal conversou com o grupo que decidiu deixar o local pacificamente. Os caminhões-tanques com combustíveis já começaram a serem distribuídos no Estado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.