Fechar
GP1

Teresina - Piauí

UFPI tem mais de 80 bolsas de pós-graduação canceladas pelo MEC

A Capes cortou 2,7 mil bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado de cursos com conceito nota 3. O corte vale para bolsas que seriam futuramente concedidas.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), vai perder mais de 80 bolsas de pós-graduação devido aos cortes estabelecidos pelo Ministério da Educação. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes), cortou 2,7 mil bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado de cursos com conceito nota 3.

O corte vale para bolsas que seriam futuramente concedidas. Nesta quinta-feira (6) houve uma audiência pública realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) para tratar sobre os cortes. O reitor da UFPI, Arimatéia Dantas, voltou a falar sobre a situação da universidade após o contingenciamento de 30% das verbas federais.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas LopesReitor da UFPI, José Arimatéia Dantas Lopes

“Nós estamos em uma situação que já consideramos o limite. Do orçamento desse ano tivemos a liberação de 40%. Esses 40% já foram praticamente todos empenhados. Cerca de 95% dele está empenhado, 30% contingenciado. Nós esperamos que haja liberação de limites o quanto antes, imediatamente, para que possamos funcionar nos próximos meses”, disse o reitor.

As universidades já haviam sofrido cortes orçamentários no ano passado. Por isso, o administrador destacou que medidas já foram tomadas como a redução de 40% do quadro dos terceirizados, a suspensão das viagens para congressos e eventos e a não renovação do contrato com as empresas de telefonia para celulares funcionais a partir do mês de maio.

Estas providências foram tomadas com o intuito de gerar o menor impacto possível para a comunidade acadêmica. Vale ressaltar também que os salários dos servidores não serão afetados, visto que a folha de pagamento está fora do orçamento onde incidiu o bloqueio.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.