Fechar
GP1

Política

Wellington Dias faz mudanças na PEC que limita os gastos

O governador enviou uma carta compromisso para a Alepi onde garante que não vai haver congelamento no salário dos servidores.

O governador Wellington Dias falou, nesta sexta-feira (23), sobre as mudanças na PEC que limita os gastos do Governo do Estado por 10 anos. As modificações foram propostas após a grande onda de insatisfação das categorias, que fizeram manifestações na Assembleia Legislativa na última quarta-feira.

O governador enviou uma carta compromisso para a Assembleia Legislativa garantindo que não haverá congelamento de salários e modificando o tempo de vigência da PEC, que agora ficará vigente até o Estado atingir uma receita de investimento de 10%. “Ficar 10 anos com medidas restritivas, então como o objetivo não é esse, o objetivo é atingir pelo menos 10% de receita para investimentos, acharam por bem a gente enviar uma carta compromisso ao parlamento”, disse.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Wellington DiasWellington Dias

Wellington afirmou que a PEC não vai congelar salários, que a proposta tem como objetivo proteger o pagamento dos servidores. “Desde setembro, com a queda das receitas, queda da economia, vai melhorar um pouquinho agora com o dinheiro da repatriação nas receitas, nós tivemos o Estado atingindo um limite prudencial na Lei de Responsabilidade Fiscal. A lei é de 20 anos atrás, quando isso acontece não pode ter reajuste, não pode ter promoção, não pode ter aumento de despesas, o que nós estamos fazendo é medidas para o Estado sair disso”, explicou.

O governador também afirmou que vai buscar identificar e punir os responsáveis por atos criminosos durante as manifestações. “Aquilo que teve de prática criminosa cometida nesse ato da Assembleia eu abri investigação”, disse o petista, que também desabafou afirmando que as categorias pedem um aumento salarial muito alto para a capacidade financeira atual. “O que estão querendo é um reajuste salarial do tamanho do mundo, ora, o que o Estado está fazendo primeiro é não atrasar a folha, é a realidade brasileira. Sobre reajuste nós já fizemos em 2015, já fizemos em 2016, fizemos agora o reajuste para compensar a previdência, e agora sobre qualquer reajuste de 2017 a gente aguarda o ano de 2017 e com responsabilidade toma a decisão”, declarou.

Gastos com familiares

Wellington Dias também falou sobre a repercussão de documentos que mostram gastos do Governo do Estado com viagens de seus familiares. De acordo com o governador, as viagens ocorreram dentro da legalidade.

“Eu não vejo como um vazamento até porque os dados são todos públicos. O problema são as versões, o meu filho Vinicius, uma das coisas que eu agradeço a Deus é que meus filhos são muito discretos, preocupados no cumprimento da Lei, fez uma viagem comigo, de Teresina à Brasília, no ano de 2015 para a posse da presidenta Dilma, a posse da Rejane como deputada federal, a posse da bancada federal, isso é perfeitamente normal, dentro da Lei, da legalidade, não vejo qualquer outra versão”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.