Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias pede bom senso aos professores da Uespi após greve

"Não é razoável uma greve que quer a ilegalidade, não tem sentido”, destacou o governador.

O governador Wellington Dias (PT) criticou nessa segunda-feira (18) o início da greve professores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e afirmou que “não é razoável uma greve que quer a ilegalidade”. Ele ainda pediu bom senso aos professores.

Os professores da Uespi iniciaram nessa segunda-feira uma greve por tempo indeterminado, onde a categoria reivindica que sejam cumpridos os Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), o que implica em uma implantação imediata de progressões, promoções e mudanças de regime de trabalho.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias

O governador Wellington Dias explicou que o Estado não pode conceder reajustes, pois precisa cumprir com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Atualmente o governo tenta aprovar uma reforma administrativa na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) com o objetivo de cortar gastos em R$ 400 milhões por ano.

O chefe do poder executivo pediu bom senso a categoria. “Eu tive a oportunidade de dizer aos líderes que têm problemas que não tem solução e esse é um exemplo. Tem a Lei de Responsabilidade Fiscal que o Estado é obrigado a cumprir, ou seja, eu precisaria descumprir uma lei para atender a Uespi, nessa hora, eu peço aos servidores e alunos da Uespi o bom senso”, afirmou.

Wellington Dias destacou que não irá descumprir com a LRF para atender a categoria e que só depois que o estado estiver dentro do limite legal, voltará com os reajustes. “O Estado, todo mundo sabe, está fazendo um esforço muito grande para poder adequar a nossa situação, pela queda de receitas. Com a Lei de Responsabilidade Fiscal, já deixei claro que ao cumprir isso, vou voltar a política de reajuste para pessoal, isso vale para chamamento de concursados, de promoções, isso se trata de obediência a lei. Não é razoável uma greve que quer a ilegalidade, não tem sentido”, destacou o governador.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.