Fechar
GP1

Política

Wellington Dias rebate críticas à Uespi e anuncia investimentos

Wellington disse que a instituição está em 182 municípios e que professores que foram concursados para trabalhar 40 horas semanais, estavam trabalhando apenas 8 horas.

Durante visita às obras de duplicação da BR 343, no contorno rodoviário de Teresina, nesta quinta-feira (10), o governador Wellington Dias (PT) rebateu às críticas sobre a gestão da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Alguns estudantes e professores acusam o gestor de “abandonar” a instituição, já que cerca de 600 disciplinas estão sem professores. Wellington, no entanto, disse que a instituição está em 182 municípios e que professores que foram concursados para trabalhar 40 horas semanais, estavam trabalhando apenas 8 horas, comprometendo assim o ensino na universidade.

  • Foto: Alef Leão/GP1Governador Wellington DiasGovernador Wellington Dias

“Nós temos hoje a Uespi com a condição de educação superior presente em 182 municípios, como que está abandonando um negócio que está em 182 municípios?”, questionou.

O governador falou ainda que muitos professores estavam se dedicando para pesquisas, comprometendo as aulas. A carga horária dos professores, segundo Wellington, foi reduzida. “Alguém que ganha 40 horas, está trabalhando 8 horas. Então, eles estão fazendo uma restruturação. Isso traz uma insatisfação? Traz, mas não tem jeito, nós estamos no Piauí. Então, não é razoável eu te pagar por 40 horas e tu trabalhar 8. ‘Ah, mas eu vou fazer pesquisa, vou fazer determinados estudos’, ótimo, mas faz como as outras universidades, não pode ser com esse exagero, porque a essência é da universidade, além da pesquisa, é a educação, a profissionalização”, continuou o petista.

Sobre o atraso de bolsas de estudo, o governador informou que as mesmas já estão sendo regularizadas e citou que a universidade, além dos R$ 15 milhões antes anunciados, a Uespi vai receber mais R$ 30 milhões de investimento.

“Estão sendo feitos pequenos investimentos em vários pontos, melhorando a Uespi. E vamos fazer um grande investimento agora com esse contrato, não só de financiamento, mas também um plano que nós temos com a própria bancada federal. Serão cerca de 30 a 35 milhões de reais de investimento, se somando aqueles mais ou menos 15 milhões que já estão em andamento”, finalizou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Audiência Pública na Alepi discute problemas na Uespi nesta quarta

Alunos de Medicina da Uespi paralisam atividades nesta segunda-feira

Professores da UESPI ameaçam deflagrar greve nos próximos dias

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.