Fechar
GP1

Política

Wellington Dias retira veto para nomeação e reajuste de servidores

O governador explicou que como o estado já está ultrapassando o limite prudencial da LRF, que é de 46,55%, a lei já determina medidas para controlar os gastos com folha.

O governador Wellington Dias decidiu, nesta quarta-feira (27), retirar de tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) a mensagem número 6 que trata da suspensão de reajuste, promoções, progressões e nomeações de servidores pelo período de um ano.

Wellington entendeu que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) já prevê restrições para controlar o aumento do custo da folha de pagamento dos servidores. A decisão já foi comunicada aos membros do legislativo, judiciário, CUT e sindicatos de trabalhadores.

  • Foto: Divulgação/AscomReunião no Palácio de KarnakReunião no Palácio de Karnak

O governador explicou que como o estado já está ultrapassando o limite prudencial da LRF, que é de 46,55%, a lei já determina medidas para controlar os gastos com folha. “Atualmente estamos com 48,5% de gastos com folha, sendo que o limite máximo da LRF é 49%. Com isso, estamos colocando como referência as delimitações da LRF. Junto com isso, vou adotar um decreto com uma série de medidas, mas não teremos mais uma lei a ser votada na Assembleia”, afirmou.

O chefe do executivo destacou ainda que vai adotar as medidas que forem necessárias para manter o equilíbrio das contas do estado. “Há entre todos os setores uma compreensão de que o Piauí não pode entrar em colapso. Precisamos ter equilíbrio nas contas e manter a capacidade de investimento. Em razão disso, ficou acordado em retirar a mensagem e todos trabalharem juntos para que possamos executas todas as medidas, sem a criação de despesas que não sejam adequadas ao limite e, com isso, garantir o calendário de pagamento dos servidores, o repasse normal de recursos para os poderes, o funcionamento dos serviços e manter a capacidade de investimento”, declarou.

O governador alertou ainda que o estado está em um limite perigoso e que se o governo ultrapassar os 49% vai ficar impedido de firmar convênios com a União e contrair empréstimos. “Eu acredito que, independentemente de quem for governo ou oposição, garantir o equilíbrio é o interesse maior do Piauí”, finalizou.

A medida foi informada durante conversa com membros da Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Central Única dos Trabalhadores e sindicatos.

Os demais pontos da Reforma Administrativa continuarão tramitando normalmente.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Franzé defende retirada de mensagem que proíbe aumento salarial

Servidores ameaçam greve se reforma for aprovada na Alepi

Wilson Brandão acredita que reforma será votada até 19 de março

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.