Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Wellington diz que acordo firmado com Pazuello é de comprar vacina no Brasil

O presidente Jair Bolsonaro negou hoje que o Brasil vá comprar a vacina produzida na China, porém o governador do Piauí afirmou que o Estado vai comprar a vacina produzida no Brasil.

O governador Wellington Dias (PT), por meio de seu Twitter, contradisse o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e afirmou nesta quarta-feira (21) que o compromisso feito com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, foi de comprar a vacina produzida no Brasil, por meio da Fiocruz e do Instituto Butantan.

O presidente negou hoje que o Brasil vá comprar a vacina produzida na China e destacou que a aplicação não será obrigatória. Já o chefe do executivo piauiense, disse que a saúde do povo vem em primeiro lugar e que a única saída para recuperar a economia é a vacinação.

Entenda o caso

O presidente Jair Messias Bolsonaro desautorizou o Ministério da Saúde de comprar 46 milhões de doses da CoronaVac. A vacina contra a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, é desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou na última terça-feira (20), durante reunião com os 27 governadores que assinou o protocolo para adquirir as doses. As vacinas iriam reforçar a estratégia de imunização, que já conta com 140 milhões de doses da Covax Faciluty e AstraZeneca.

Nas redes sociais o presidente Jair Bolsonaro respondeu seguidores informando que as vacinas oriundas de laboratórios chineses não serão compradas. Os internautas questionavam a eficácia da vacina alegando a “ditadura chinesa”. “Qualquer coisa publicada, sem qualquer comprovação, vira traição”, escreveu o presidente. Respondendo outro internauta, o presidente reiterou: “não será comprada”.

Coronavac

A vacina está na terceira e última fase de testes e conforme as autoridades paulistas, 35% dos 9 mil voluntários tiveram reações leves e com nenhum efeito colateral grave durante os testes. O presidente do Instituto de Butantan, Dimas Covas, disse que essa “é a vacina mais segura, no momento. Não no Brasil. No mundo”.

Vacinação iria começar em janeiro

Após reunião com o ministro Pazuello, o governador Wellington Dias (PT) informou que a imunização iria iniciar em janeiro no Piauí. “Queremos iniciar a imunização contra o novo coronavírus em meados de janeiro e eu considero esse encontro um momento histórico para o nosso país. Vamos vencer juntos”, disse.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ministério da Saúde vai comprar 46 milhões de doses da vacina chinesa

Fábio Faria diz que ninguém pode “impor vacina” contra covid-19

Testes da vacina de Oxford nos EUA podem ser retomados esta semana

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.