Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Hospitais mantém suspensão de atendimento pelo PLAMTA e IAPEP

A decisão deve seguir pelo menos até o dia 31 de janeiro, data que o governo assegurou que fará o pagamento de R$ 14 milhões para hospitais, clínicas e laboratórios.

Após uma reunião com o secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, os dirigentes do Sindicato dos Hospitais e representantes da rede clínico-hospitalar e laboratorial da capital decidiram manter suspenso o atendimento aos usuários do PLAMTA e IAPEP-Saúde. 

A suspensão deve seguir pelo menos até o dia 31 de janeiro, quando o governo assegurou que fará o pagamento de R$ 14 milhões para hospitais, clínicas e laboratórios. O presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Piauí, Jefferson Campelo, falou ao GP1 que não há como a rede clínico-hospitalar e laboratorial de Teresina manter o atendimento a procedimentos eletivos. “Nós resolvemos manter a paralisação e o motivo é o atraso nos pagamentos que não aconteceram conforme havíamos feito acordo”, informou o presidente do SINDIHOSPI.

“São três meses [de atraso]. Não houve pagamento nos meses de outubro, novembro e dezembro. A data dada pelo secretário para a resolução do problema foi 31 de janeiro e nós resolvemos esperar para voltar as atividades, porque enquanto isso teríamos que gastar para manter os serviços funcionando e os hospitais não têm essa condição”, revelou Jefferson Campelo.

Durante a reunião, o secretário Rafael Fonteles pediu compreensão e explicou que o Estado atravessa um momento de grande dificuldade financeira, com redução da entrada de recursos no tesouro estadual. Segundo Rafael Fonteles, o fluxo financeiro do Estado está sujeito a um sistema que somente será aberto no dia 31 de janeiro. Até lá, haveria dificuldades até mesmo para as despesas do dia-a-dia na administração pública. 

O presidente do SINDIHOSPI, revelou ainda que durante esse tempo ficam suspensos os procedimentos eletivos a segurados do Iapep, até que se regularizem os pagamentos, reduzindo as perdas para hospitais, clínicas e laboratórios conveniados. “Sobre os atendimentos, teremos o compromisso de atender apenas os casos de urgência”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.