Fechar
GP1

Ribeira do Piauí - Piauí

Juiz condena ex-prefeito Jorge de Araújo a devolver R$ 274 mil

A sentença do juiz de Direito Daniel Gonçalves Gondim é desta quinta-feira (09).

O Juiz de Direito da Vara Única da Comarca de Simplício Mendes, Daniel Gonçalves Gondim, condenou o ex-prefeito de Ribeira do Piauí, Jorge de Araújo Costa, em ação de improbidade administrativa. A sentença é desta quinta-feira (09).

O ex-prefeito foi condenado a devolver aos cofres públicos o valor de R$ 274.856,21 relativos a aquisição de materiais, contratação de serviços, cujo somatório ultrapassou o limite fixado para dispensa de licitação, assim como realização de despesas sem o devido processo licitatório, afora a fragmentação irregular com as despesas com combustíveis e lubrificantes, além de ter os direitos políticos suspensos pelo prazo de cinco anos.

Denúncia

O ex-prefeito é acusado de adquirir materiais, bem como contratar serviços, cujo somatório ultrapassou o limite fixado para dispensa de licitação, assim como realizou despesas sem o devido processo licitatório.

O Ministério Público elencou a inexistência do devido processo licitatório cujo objeto era fretes e transportes, medicamentos e materiais hospitalares, despesas sem licitação, dispensabilidade e inexigibilidade de licitação sem o devido processo, conforme foi disposto no relatório.

O ex-prefeito alegou inexistência de improbidade.

O magistrado apontou na sentença que “além de causar prejuízo ao erário, a conduta do réu constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública, especialmente os princípios da impessoalidade, moralidade, imparcialidade e legalidade, previstos, respectivamente, no art. 37 da CF e no art. 11 da Lei n. 8.429/91”.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.