Fechar
GP1

Teresina - Piauí

River Atlético Clube completa 71 anos de fundação em Teresina

River Atlético Clube completa 71 anos da sua história. Uma das equipes mais tradicionais do Nordeste foi fundada em 1946.

Nesta quarta-feira de Cinzas (01), tem festa em Teresina, pois o River Atlético Clube completa 71 anos da sua história. Uma das equipes mais tradicionais do Nordeste foi fundada em 1946, que só entrou em campo pela primeira vez dois anos depois, contra o Amarantino, partida no qual terminou com vitória do Galo Carijó por 4 a 3.

  • Foto: Facebook/RiverAtletas do RiverAtual elenco do River

Em sua trajetória pelos campeonatos nacionais, o River já disputou cinco vezes a Série A do Campeonato Brasileiro, sendo a última em 1982. Atualmente o clube disputa a Série D do nacional, competição da qual foi vice-campeão no ano de 2015.
Os torcedores riverino gostam de se referir ao próprio time como "O Maior do Piauí", pelos 30 títulos estaduais conquistados, quase o dobro do rival Flamengo-PI, que tem 17. Este ano o River tenta o tetracampeonato estadual, última vez conquistado em 2002.


Fundação

O dia 1º de março de 1946 é considerado pelo River a data oficial de fundação do clube. Um grupo de estudantes do "Ginásio Leão XIII", à época dirigido pelo professor Antilhon Ribeiro Soares, se reuniu, para tratar da fundação de uma sociedade desportiva que tomaria o nome de River Atlético Clube.

Todavia, o projeto não foi posto em prática, haja vista que não ocorreu a sua legalização nos órgãos desportivos competentes, como também não existe registro de qualquer atividade nos anos de 1946 e 1947. O primeiro registro histórico foi na data de 15 de fevereiro de 1948. Nesse dia foi disputado o primeiro jogo do River contra o Amarantino. O primeiro gol do River foi marcado, nesse jogo, por Antônio Freire (Freirinho). O jogo foi realizado na cidade de Amarante-PI e o River ganhou por 4x3. Quase um mês depois, em 12 de março de 1948, houve a chamada 'reorganização' do clube, liderada por Afrânio Messias Alves Nunes (presidente mais vitorioso do River - 11 títulos). Em 15 de março de 1948, o River já havia sido admitido na Federação Piauiense de Desportos. No mesmo ano, disputou o campeonato da temporada, do qual sagrou-se campeão. Em 1967 o River Atlético Clube inaugura sua sede própria no Bairro dos Noivos, área nobre da Capital Piauiense. Afrânio Nunes, mais uma vez, foi o mentor do projeto da sede.

Confira a colocação do River no Ranking Nacional de Clubes

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.