Fechar
GP1

Picos - Piauí

Raimundo Filho deixa a Secretaria de Administração de Picos

Empresário já comunicou a decisão ao prefeito Padre Walmir e deixará a pasta na próxima quarta-feira, 31 de maio.

Exatos cinco meses após tomar posse, o empresário Raimundo de Sá Urtiga Filho deixa a Secretaria Municipal de Administração de Picos. O substituto ainda não foi anunciado, mas o prefeito Padre José Walmir de Lima (PT), garantiu que será alguém da equipe ou que tenha ligação com a gestão.

Alegando a necessidade de cuidar mais de perto de suas empresas, Raimundo Filho comunicou sua decisão ao prefeito Padre Walmir (PT) no último dia 22. No entanto, ele permanece no cargo até a próxima quarta-feira, 31, com a finalidade de deixar tudo em ordem para facilitar o trabalho do próximo secretário de Administração.

Empresário bem sucedido, Raimundo Filho já exerceu por um mês o mandato de deputado federal e, no dia 2 de janeiro deste ano assumiu a Secretaria Municipal de Administração de Picos a convite do prefeito Padre Walmir.

Nesse período propôs e o prefeito Padre Walmir concordou com algumas medidas para reorganizar a máquina administrativa, como, por exemplo, a implantação do expediente duplo, ao invés do corrido adotado anteriormente e também o recadastramento dos servidores, aposentados e pensionistas.

No entanto, sua proposta mais polêmica foi à reunificação do setor de recursos humanos das secretarias municipais de Saúde e da Educação, que seriam integrados ao sistema de gerenciamento da pasta de Administração.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Raimundo Filho deixa Secretaria de Adminitração de PicosRaimundo Filho deixa Secretaria de Adminitração de Picos

Segundo apurou a reportagem do GP1, essa medida teria desagradado aos gestores da Saúde e, principalmente, aos da Educação, além do líder do governo na Câmara Municipal de Picos, vereador Evandro Lima de Moraes, o Evandro Paturi (PT). Ele é casado com a titular da Educação, Maria Rosilene Monteiro da Luz.

Outro lado

O Padre Walmir garante que esse não foi o motivo para a saída do empresário Raimundo Filho da Secretaria de Administração. “Antes dessa discussão ele já havia externado para mim a necessidade de se afastar. Naquela ocasião pedi que ele não fizesse isso, ficasse mais um tempo, mas agora ele voltou a pedir esse afastamento e não me restou alternativa que não fosse aceitar” – argumentou o prefeito.

Raimundo Filho também assegurou que não houve nenhum problema, pelo contrário, sua decisão foi conversada com o Padre Walmir. “Por uma necessidade pessoal, precisamos nos afastar da Secretaria de Administração. Mostramos ao prefeito quais as diretrizes que pretendíamos tomar nos próximos meses e, como ele tem boa vontade de tentar resolver os problemas estamos tranquilos. Além do mais, acreditamos na equipe que será formada com nossa saída” – ressaltou.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Raimundo Filho havia sido empossado dia 2 de janeiro deste anoRaimundo Filho havia sido empossado dia 2 de janeiro deste ano

Secretaria de Administração

A Secretaria da Administração é o órgão central de coordenação e execução da política de pessoal, material, patrimônio e serviços gerais da administração pública do município. Realiza as atividades de administração de pessoal relativas à gestão e desenvolvimento de recursos humanos da administração direta, incluindo as autarquias e as fundações públicas.

Trabalho feito através de programas para valorização do servidor, com a participação de instituições de ensino; manutenção de cadastro atualizado de pessoal da administração pública direta e indireta, inclusive autarquias e fundações, para permitir informações necessárias à gestão do quadro de pessoal do município.

Faz ainda a preparação dos atos necessários ao provimento e vacância de cargos, exoneração, demissão, cessão, relotação, redistribuição, afastamento, disponibilidade e aposentadoria de pessoal da administração direta; formulação de orientações administrativas para a uniformização dos procedimentos, rotinas e atividades de pessoal; coordenação, orientação e controle das atividades referentes aos processos de acumulação de cargos, podendo adotar procedimento administrativo disciplinar sumário para a sua apuração e regularização imediata.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.