Fechar
GP1

Picos - Piauí

Procissão encerra Festejo do Sagrado Coração de Jesus em Picos

Programação festiva foi encerrada ontem à noite com missa solene e procissão pelas ruas centrais da cidade.

José Maria Barros/GP1 1 / 5 Festa do Sagrado Coração de Jesus atrai dezenas de picoenses Festa do Sagrado Coração de Jesus atrai dezenas de picoenses
José Maria Barros/GP1 2 / 5 Fé e devoção durante a missa Fé e devoção durante a missa
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 5 Dom Augusto presidiu a celebração Dom Augusto presidiu a celebração
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 5 Devotos acompanham celebração Devotos acompanham celebração
José Maria Barros/GP1 5 / 5 Celebrantes da missa solene da festa Celebrantes da missa solene da festa

Com uma procissão pelas ruas centrais da cidade, foi encerrado na noite de ontem, 30 de junho, o 120º Festejo do Sagrado Coração de Jesus, em Picos. Antes, centenas de fiéis participaram da missa solene presidida pelo bispo emérito de Floriano, dom Augusto Alves da Rocha e concelebrada pelos padres Ferdran Fontes Mendes, David Barros e Francisco Pereira Borges (Chiquinho).

Seguindo a tradição iniciada há 120 anos, o Festejo do Sagrado Coração de Jesus, em Picos, foi aberto na manhã de 1º de junho, com alvorada festiva em frente à Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus e encerrou ontem à noite, 30, com missa solene e procissão. Este ano o tema da festa foi: “Fazei tudo o que ele nos disser”.

Durante a homilia, Dom Augusto Rocha falou sobre a importância da festa para a comunidade católica picoense e, pediu que as pessoas procurassem seguir os ensinamentos de Deus conforme vivenciou o seu filho Jesus Cristo.

Após a celebração, os fiéis saíram em procissão com a imagem do Sagrado Coração de Jesus. O percurso incluiu a rua Coelho Rodrigues, passando pela praça Félix Pacheco e retornando pela avenida Getúlio Vargas até a Igrejinha. Lá, o padre Ferdran Mendes fez a benção do Santíssimo Sacramento, prestação de contas e os agradecimentos de praxe.

Tradição

Iniciada há 120 anos a festa é organizada pelo Apostolado da Oração. Trata-se de uma associação de fiéis cujos membros suscitam o espírito de oração, unidade e paz, motivando as famílias a se consagrarem ao Coração de Jesus, através da entronização da sua imagem nas casas das famílias.

Durante os festejos os fiéis costumam usar roupas na cor vermelha, enquanto outros participam das atividades de pés descalços. Para o Padre Ferdran Mendes isso é um sinal de que as pessoas estão inteiradas nesse desejo de crescer com o Coração de Jesus.

“A festa foi muito bonita, encantadora e participativa! Desejamos que as pessoas continuem com o mesmo fervor de participar e escutar a palavra de Deus e deixar se tocar por ela. Os frutos se dão a partir de agora” – enfatiza o padre Ferdran Mendes.

A programação do festejo inclui diariamente a reza do terço às 18h30 e missa às 19 horas, presidida a cada noite por um padre da Diocese de Picos. Ao final da celebração, a imagem do Sagrado Coração de Jesus segue em procissão para a residência de uma família católica.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.