Fechar
GP1

Picos - Piauí

Caminhada da Solidariedade reúne centenas de pessoas em Picos

Apesar do entusiasmo da organização o número de pessoas foi bem inferior ao constatado nas edições anteriores.

José Maria Barros/GP1 1 / 12 Alegria marcou a caminhada da paz em Picos Alegria marcou a caminhada da paz em Picos
José Maria Barros/GP1 2 / 12 Caminhada reuniu pessoas de vários municípios da região Caminhada reuniu pessoas de vários municípios da região
José Maria Barros/GP1 3 / 12 Caminhada saiu da avenida Severo Eulálio Caminhada saiu da avenida Severo Eulálio
José Maria Barros/GP1 4 / 12 Caminhda da paz reuniu centenas de pessoas Caminhda da paz reuniu centenas de pessoas
José Maria Barros/GP1 5 / 12 Católicos lotam praça Justino Luz Católicos lotam praça Justino Luz
José Maria Barros/GP1 6 / 12 Celebrantes da missa de encerramento Celebrantes da missa de encerramento
José Maria Barros/GP1 7 / 12 Crianças também parciparam da caminhada da paz Crianças também parciparam da caminhada da paz
José Maria Barros/GP1 8 / 12 Dom Plínio presidiu a celebração Dom Plínio presidiu a celebração
José Maria Barros/GP1 9 / 12 Missa de enceramento reúne centenas de católicos Missa de enceramento reúne centenas de católicos
José Maria Barros/GP1 10 / 12 Picoenses acompanham missa de encerramento da caminhada da paz Picoenses acompanham missa de encerramento da caminhada da paz
José Maria Barros/GP1 11 / 12 Picos realiza 12ª caminhada da paz Picos realiza 12ª caminhada da paz
José Maria Barros/GP1 12 / 12 Público expressivo participa da caminhada da paz Público expressivo participa da caminhada da paz

Centenas de pessoas oriundas de Picos e de municípios da região participaram na tarde/noite de ontem, 1º de julho, da 12ª edição da Caminhada da Solidariedade e da Paz. Apesar do entusiasmo dos organizadores, o número de pessoas que participou do evento foi bem inferior aos anos anteriores.

Com o tema “Cuidar da criação e promover a paz”, a caminhada teve início às 17 horas de ontem, 1º, com a benção aos caminheiros na avenida Severo Eulálio. Em seguida, com apoio de carros de som, eles saíram com destino a Igreja Catedral, passando pela avenida Nossa Senhora de Fátima, praça Josino Ferreira e rua coronel Francisco Santos.

Em todo o percurso as pessoas cantavam, acenavam e davam demonstrações de alegria em participar do evento. Caravanas de vários municípios da região de Picos marcaram presença na caminhada, que atraiu crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

O encerramento da caminhada foi na praça Justino Luz, onde foi celebrada missa solene pelo bispo diocesano de Picos, concelebrada pelo bispo emérito de Floriano, dom Augusto Alves da Rocha e vários padres da Diocese de Picos.

Avaliação

O bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva, disse que foi um grande evento. “O povo estava muito animado e veio de todos os recantos da Diocese. Uma grande caminhada que deixou em cada um contentamento por ter participado desse encontro” – pontuou.

Para dom Plínio, ficou mais uma vez a demonstração de que o povo de Picos é realmente comprometido com qualquer causa que venha para o bem de todos. Acrescentou ainda que ficou feliz com a aprovação da comunidade em relação ao novo percurso, horário e dia da Caminhada da Solidariedade e da Paz.

O Padre Sebastião Santos, um dos coordenadores da caminhada, disse que as expectativas foram superadas, apesar de que já esperavam a participação efetiva do povo. Destacou ainda que por aclamação o povo aprovou o novo percurso, dia e horário da caminhada, ficando, portanto, definido que a 13ª edição acontecerá no dia 7 de julho de 2018, com saída na avenida Severo Eulálio e chegada em frente à Igreja Catedral.

Ao todo, foram colocadas 3.365 camisetas à venda ao preço de R$ 20,00, mas, nem todas foram comercializadas. Quanto ao público presente à caminhada, padre Sebastião não soube precisar o número exato, mas mostrou-se satisfeito com a quantidade de gente que marcou presença.

Cerca de 80% dos recursos arrecadados com a venda das camisetas será utilizado na reforma de uma casa que servirá como ponto de acolhimento de pessoas em situação de rua. O imóvel fica situado no Centro de Treinamento Diocesano de Picos (CTD) e Padre Sebastião acredita que até o início do próximo ano já poderá ser utilizado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.