Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Prefeitura lança edital de concurso da Guarda Municipal de Teresina

O concurso terá um prazo de dois anos e a prefeitura poderá fazer a convocação de candidatos classificados.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 8 Secretário da Semcaspi, Samuel Silveira Secretário da Semcaspi, Samuel Silveira
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 8 Lançamento do concurso da guarda civil municipal de Teresina Lançamento do concurso da guarda civil municipal de Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 8 Capitão Monteiro, comandante da guarda civil municipal de Teresina Capitão Monteiro, comandante da guarda civil municipal de Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 8 Reitor da Uespi, Nouga Cardoso Reitor da Uespi, Nouga Cardoso
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 8 Prefeito de Teresina, Firmino Filho Prefeito de Teresina, Firmino Filho
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 8 Francisco Canindé, secretário de finanças Francisco Canindé, secretário de finanças
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 8 Secretário de Governo, Raimundo Eugênio Secretário de Governo, Raimundo Eugênio
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 8 Lançamento do concurso da GCM de Teresina Lançamento do concurso da GCM de Teresina

A Prefeitura Municipal de Teresina lançou, na tarde desta segunda-feira (05), o edital do concurso público para Guarda Civil Municipal. Ao todo, estão sendo oferecidas 75 vagas a nível médio, além da formação de cadastro de reserva com salário de R$ 1.133,00. O certame será realizado pelo Nucepe.

O secretário Samuel Silveira falou da expectativa para a contratação de novos guardas: “É a melhor possível, Teresina, ao longo do tempo, tem confirmado o bom trabalho que a Guarda Municipal vem realizando e por meio desse compromisso que a gente tem com a cidade, o prefeito Firmino Filho faz hoje o lançamento do segundo edital de concurso público da guarda”, afirmou.

“Importante dizer que a Guarda Municipal foi um embrião colocado e que vem se expandido, o primeiro edital com 50 vagas, 273 guardas foram nomeados, desta vez teremos 75 vagas com cadastro de reserva de 400, isso para que cheguemos ao final desse processo com algo em torno de 500 guardas municipais na nossa cidade”, ressaltou.

Atuação da Guarda Municipal

Samuel também fez um balanço desses quase 2 anos de atuação da Guarda Municipal: “Em 2017, foram mais de 110 apreensões de drogas, mais de 60 armas apreendidas e 24 conduções para a Central de Flagrantes, esse ano de 2018, até o mês de setembro, já são mais de 160 apreensões de drogas, em torno de 80 armas apreendidas, 37 pessoas conduzidas à Central de Flagrantes e 13 veículos recuperados. A guarda municipal tem se comportando de uma maneira bem ativa, dinâmica e isso tem repercutido na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, declarou.

De acordo com o capitão Monteiro, comandante da Guarda Municipal de Teresina, com os novos servidores mais áreas receberão segurança: "A gente vai tentar colocar guardas em outros lugares que precisam de segurança como UBS, hospitais e a gente poderá ainda ter mais guardas nas ruas e praças", destacou.

O prefeito Firmino Filho também esteve presente no evento e falou sobre o concurso: “É em cima dessa expectativa otimista em relação ao nosso país, à nossa cidade é que nós estamos fazendo esse concurso, essa parceria com a Universidade Estadual. O que nós desejamos é fazer um concurso público faseado que consiga, através de vários obstáculos, de vários filtros bem escolher”, disse.

“Nós não temos a menor dúvida de que esse processo de escolha é fundamental para que nós possamos ter um bom quadro de recursos humanos que sirva à guarda municipal, no passado nós já fizemos vários formatos de concurso pra outras instituições e nós aprendemos. Esse agora faz algumas correções também com aprendizado do que aconteceu no primeiro concurso”, lembrou.

O concurso

As inscrições estão previstas para acontecer no período de 26 de novembro a 27 de dezembro e aplicação da prova escrita para o início de janeiro de 2019. O valor da taxa é de R$ 100,00.

Além dessa prova escrita, existem mais cinco etapas que os candidatos precisam passar. Passando por elas, os aprovados fazem o Curso de Formação. O concurso terá um prazo de dois anos, onde a prefeitura poderá fazer a convocação de candidatos classificados.

Atuação

Criada por meio da Lei complementar n° 3.834, a Guarda Civil Municipal de Teresina atua nas praças da Bandeira, Rio Branco, do Fripisa e dos Skatistas; parques Lagoas do Norte, Estação da Cidadania, Floresta Fóssil e Encontro dos Rios; Centro Unificado de Esporte e Lazer (CEU) Sul e Norte e Complexo Esportivo José Ponce Filho (Parentão); Centro Pop, Restaurante Popular de Teresina e Corredores e Terminais de Integração do Itararé, do Parque Piauí e Bela Vista.

A Guarda atua, ainda, nos projetos “Teresina Protege” e “Educando para Prevenir”, que integram as ações do Programa Vila Bairro Segurança. O edital estará disponível a partir das 8h, nos sites do Nucepe, da Prefeitura de Teresina e da Semcaspi.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.