Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Professor de Climatologia explica fenômeno raro que atingiu Teresina

O caso foi um evento muito raro e de difícil possibilidades de repetição, porque foi resultado de condições muitos especiais.

Uma rajada de vento assustou os teresinenses na noite dessa segunda-feira (05), por volta das 20h, e por isso, o GP1 entrevistou Werton Costa, que é professor de Climatologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), para ele explicar o que motivou esse fenômeno natural.

Segundo Werton, o caso foi um evento muito raro e de difícil possibilidades de repetição, porque foi resultado de condições muitos especiais. Já que nesse ano, está em atuação no Nordeste o Vortice Ciclônico de Altos Níveis. “É um sistema atmosférico que ele tende a mudar o comportamento da atmosfera. No centro dele tende a secar e a retirar a humidade, só que nas bordas, em torno desse sistema ele tende a potencializar a formação de nuvens”, afirmou.

Isso quer dizer que a nuvem nimbus, que é uma nuvem eletricamente carregada de vento e chuva, é potencializada. E foi isso o que aconteceu no Piauí, a nuvem veio descarregando chuva ao leste de Teresina, nos municípios de Pau d’Arco do Piauí, Alto Longá, Altos e Campo Maior. Quando a nuvem chegou em Teresina, a mesma já encontrava em seu estado final de dissipação.

“O que acontece na fase de dissipação de uma nuvem? Ela deixa de receber humidade e passa a libertar ar frio e seco, então essa nuvem provocou as rajadas porque ela já estava fase final dela. Então é um fenômeno que não tem possibilidades de se repetir, é um fenômeno único, muito pontual”, afirmou o professor.

Werton ainda ressaltou que a ventania que afetou Teresina foi uma rajada e que logo após a nuvem se dissipou. “A condição de vento da nuvem era normal, apenas tivemos uma rajada. Quer dizer que quando a nuvem chegou o vento estava sempre em certa velocidade, foi um momento em que o vento acelerou. Por exemplo, ela estava em tordo de 5 a 7m/s e acelerou para 17m/s, que equivale a 62 km/h. Então aquele momento ali é o que a gente considera de rajada, quando a nuvem lançou um grande jato de ar sobre a superfície de Teresina", finalizou.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Internautas compartilham memes sobre ventania em Teresina

Fio de alta tensão cai em escola durante ventania em Teresina

Ventania assusta moradores e causa estragos em Teresina

Moradores do bairro Socopo estão há mais de 11h sem energia

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.