Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Eleição da Alepi provoca ‘racha’ entre PT e Progressistas

Durante entrevista ao GP1, nesta sexta-feira, o deputado eleito Franzé Silva teceu elogios rasgados ao atual presidente da Assembleia: “Themístocles Filho vem fazendo uma excelente administra

A relação entre o Progressistas (PP) e o PT não é mais o ‘céu de brigadeiro’ que se observava no final das eleições deste ano. O ‘racha’ foi desencadeado pela discordância de estratégias acerca da escolha da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Isso porque, diferente do que deseja o PP, o PT defende que os dois próximos anos da administração do parlamento piauiense fiquem nas mãos de um membro do Partido dos Trabalhadores.

Durante entrevista ao GP1, nesta sexta-feira (14), o deputado eleito Franzé Silva (PT) deixou transparecer a contrariedade com a intenção do Progressistas de tentar emplacar o nome do deputado Hélio Isaías como representante do 'grupo', PT e PP. Franzé afirmou que o objetivo é trabalhar um representante que reúna todas as condições de organizar a Alepi e, para ele neste quesito, os petistas saem na frente.

“Se é para organizar a Assembleia, dinamizar a Casa, o correto é que o nome seja do PT no primeiro biênio e para os próximos dois anos, que seja um nome do PP. Nós temos mais experiência e mostramos isso quando assumimos o governo em 2003, quando melhoramos todos os índices do Estado”, disparou o deputado eleito.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Franzé SilvaFranzé Silva

Elogios a Themístocles

Franzé também teceu elogios a administração do atual presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Sampaio Filho (MDB) e disse que for para trabalhar um substituto, que seja alguém com um projeto de desenvolvimento que se sobressaia as ações implementadas pela direção atual da Alepi.

“Não é trocar por trocar, por isso, digo que se é para organizar a Alepi tem que ser um nome que apresente um projeto nesse sentido e que consiga convencer todos os deputados. O deputado Themístocles Filho vem fazendo uma excelente administração. Ele construiu o prédio anexo, desenvolveu a comunicação do parlamento que é respeitado em todo o Brasil, diferente de algumas Casas legislativas, como a do Rio de Janeiro, onde deputados foram presos por condutas ilícitas”, ressaltou o petista.

Consenso

Considerando o ‘racha’ entre PT e PP, quando questionado se havia a possiblidade de consenso - como vem pedindo o governador Wellington Dias - acerca do nome do deputado Themístocles Filho, Franzé foi cauteloso e evitou fazer análises comprometedoras.

“O governador é uma das maiores lideranças do nosso Estado e tudo que ele diz deve ser considerado. Mas, até a eleição, ainda teremos muitos diálogos e eu acredito no consenso, no entendimento. Isso é possível. O governador é um homem sábio e não vai querer desavenças na base”, analisou ele.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PT define neste fim de semana se apoia nome de Hélio Isaías para Alepi

Wellington Dias confirma encontro com Ciro sobre eleição na Alepi

Júlio Arcoverde pressiona Wellington para declarar apoio a Hélio Isaías

Wilson Brandão silencia após escolha de Hélio para eleição da Alepi

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.