Fechar
GP1

Sebastião Leal - Piauí

Vazamento na Barragem do Bezerro acaba e não há risco de rompimento

De acordo com o IDEPI, a sangramentagem do volume da água foi essencial para a diminuição do volume de água na represa, que chegou a cair mais de 60 cm nos últimos dias.

Após vistoria técnica realizada nesta quarta (11), o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), órgão responsável pela Barragem do Bezerro, informou que a infiltração identificada na parede do reservatório cessou e diminuiu a pressão sobre a estrutura. De acordo com o instituto, a sangramentagem do volume da água foi essencial para a diminuição do volume de água na represa, que chegou a cair mais de 60cm nos últimos dias.

O diretor do Idepi, Geraldo Magela, afirmou que a situação está sob controle. “A situação atual não apresenta mais o risco de rompimento, isso se deu como resultado da ação emergencial executada pelo Idepi. Vamos continuar com uma equipe monitorando e executando trabalhos de restauração”, garantiu.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Barragem do Bezerro em José de FreitasBarragem do Bezerro em José de Freitas

Para o trabalho de restauração permanente da infiltração da parede da represa, o Idepi conta com a consultoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na área de mecânica especializada para este tipo de estrutura. Um laudo técnico deverá ser concluído nesta quinta (11).

Mesmo com a situação controlada, a previsão para os próximos dias é de volume considerável de chuvas para a região norte do Piauí, o que deixa as autoridades em alerta para a permanência dos cuidados de evacuação. “A barragem continua sobre monitoramento por mais algum período. As pessoas devem continuar seguindo às orientações da Defesa Civil e dos Bombeiros”, alertou Magela.

Cerca de 15 mil pessoas que residem em áreas de risco de inundação estão sendo assistidas por órgãos estaduais e municipais. O alerta segue para os municípios de José de Freitas, Lagoa Alegre, Cabeceiras, Esperantina, Batalha, Barras, Joca Marques, Madeiro, Luzilândia, Campo Maior e Pimenteiras. O Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, também auxilia nas ações de assistência às cidades que também passaram a receber apoio de equipes do Exército.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Wellington Dias decreta estado de emergência em 6 municípios

Wellington Dias visita Barragem do Bezerro em José de Freitas

Prefeito de José de Freitas decreta emergência por risco de rompimento da Barragem do Bezerro

Margarete Coelho não exclui possibilidade de rompimento da Barragem do Bezerro

Famílias se recusam a sair de casas mesmo com ameaça de rompimento da Barragem do Bezerro

Governo toma medidas para barrar vazamento da Barragem do Bezerro

Rompimento da Barragem do Bezerro pode interditar PI-115 e 336

Barragem do Bezerro em José de Freitas corre o risco de romper

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.