Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Evangelina Rosa desmente registro de paciente com vírus H1N1

Até o momento apenas um caso de infecção pelo vírus H1N1 foi confirmado no estado, trata-se de uma adolescente de 13 anos, internada no HUT.

A assessoria da Maternidade Dona Evangelina Rosa negou, na noite desta sexta-feira (20), que haja uma pessoa infectada pelo vírus H1N1 nas dependências da unidade. A falsa informação de que um segundo caso de infecção tenha sido confirmado na Capital vem sendo repassada em grupos de WhatsApp.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Maternidade Evangelina RosaMaternidade Evangelina Rosa

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), por sua vez, também negou que haja um segundo caso confirmado. “Em Teresina só há um caso confirmado, o caso da menina de 13 anos, que está internada no HUT”, comentou a assessoria. No início da tarde de hoje, a FMS realizou uma entrevista coletiva falando sobre os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Confira abaixo a nota na íntegra

A diretoria de Maternidade dona Evangelina Rosa (MDER) esclarece que a informação que está circulando em vários grupos de WhatsApp de que temos nesta Unidade Hospitalar casos de H1n1 não é verdade.

A MDER é porta aberta, e tem uma rotina preestabelecida para investigar todos os casos de Síndrome Respiratória durante o ano inteiro.

Informação da SESAPI

A Secretaria de Estado da Saúde confirma um caso de Influenza A H1N1, de uma paciente residente em Teresina. A confirmação ocorreu ontem, 19, num trabalho conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde. A paciente de 13 anos tem co-morbidade associada, pneumopatia crônica, está internada em UTI, com ventilação mecânica e estável.

De acordo com o diretor de Vigilância e Atenção à Saúde(DUVAS), Herlon Guimarães, o caso foi confirmado laboratorialmente, por PCR, e a paciente está sendo medicada com Tamiflu, terapêutica adotada conforme protocolo clínico para H1N1. Ele afirma também que são disponibilizadas 20.500 unidades do medicamento, que já estão nas unidades hospitalares da rede estadual.

Campanha de Vacinação
A Secretaria de Estado da Saúde inicia a partir do dia 23 de abril a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1). A Campanha acontece até 1º de junho de 2018 e o dia D é 12 de maio. No Piauí, estimam-se vacinar aproximadamente 800 mil pessoas.

A população deve procurar os postos de vacinação dos seus municípios.

Público a ser vacinado:
Pessoas com 60 anos ou mais de idade;
Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias);
Gestantes;
Puérperas;
Trabalhadores da saúde;
Povos indígenas;
Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais(como o caso da adolescente);
Professores das escolas públicas e privadas;
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
População privada de liberdade;
Funcionários do sistema prisional.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.