Fechar
GP1

Picos - Piauí

Sinte regional do município de Picos adere à retomada da greve

Por conta da retomada do movimento grevista a maioria das escolas estaduais em Picos está fechada.

Os trabalhadores da rede estadual de ensino na região de Picos decidiram aderir à retomada do movimento grevista deflagrado pela categoria na última quinta-feira, 7 de junho. Por conta da paralisação, a maioria das escolas está fechada, prejudicando milhares de alunos, principalmente os mais pobres.

Segundo a presidente do Sinte Regional de Picos, Gisele Dantas, em Picos a adesão ao movimento grevista é grande e atinge quase a totalidade das escolas estaduais. Ela garante que a maioria das unidades está fechada e vai permanecer assim até que o governo do estado cumpra o acordo judicial firmado com a categoria no início do ano.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Gisele Dantas, presidente do Sinte regional de PicosGisele Dantas, presidente do Sinte regional de Picos

A sindicalista informa que na próxima quarta-feira, 13, haverá uma assembleia em Teresina, oportunidade em que os trabalhadores vão avaliar o andamento do movimento e tomar novas decisões. Na quinta-feira, 14, pela manhã, os trabalhadores se reúnem no auditório do Sinte Regional de Picos para discutir as medidas que foram adotadas.

Gisele Dantas ressaltou que a motivação da retomada da greve foi o descumprimento por parte do governador Wellington Dias (PT), de um acordo judicial firmado com a categoria. O documento foi assinado pelo Sinte-Piauí, representantes do governo do estado, da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério Público Estadual.

No acordo judicial ficou decidido que o governo do estado faria agora em maio o reajuste de 6,81% para os professores (ativos, aposentados e pensionistas) e para os funcionários de escolas o reajuste de 3,15% referente ao ano de 2017 e 3,95% desse ano de 2018.

“O governo desrespeitou a justiça, a sociedade e a classe trabalhadora, por isso decidimos retomar o movimento grevista até que ele atenda as reivindicações da categoria” – destacou Gisele Dantas, garantindo que as aulas somente serão retomadas quando o acordo for cumprido.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.