Fechar
GP1

Sigefredo Pacheco - Piauí

Ex-prefeito João Gomes tem direitos políticos suspensos por 3 anos

A sentença do juiz de direito Anderson Brito da Mata, da 2ª Vara de Campo Maior, foi dada na última quinta-feira (21).

O juiz de direito Anderson Brito da Mata, da 2ª Vara de Campo Maior, condenou o ex-prefeito de Sigefredo Pacheco, João Gomes Pereira Neto, à suspensão dos direitos políticos por três anos. A sentença foi dada na última quinta-feira (21).

Segundo denúncia do Ministério Público do Estado do Piauí, João Neto, durante o seu mandato, realizou despesas com pessoal no ano de 2009 acima do limite legal estabelecido na Lei Complementar n° 101/2009.

Consta ainda que entre os meses de janeiro e dezembro de 2009, o então prefeito usou 83,10% da Receita Corrente Líquida do município, deixando de cumprir o limite imposto de 54%. Conforme o MP, teria ocorrido violação à Lei de Responsabilidade Fiscal, nos termos do artigo 11 da Lei 8.429/92.

Na sentença, o magistrado destacou que “o réu não comprovou que implementou quaisquer das medidas de saneamento dispostas no art. 22 da LRF, o que descortina o total descontrole com os gastos públicos no município”.

Por fim, concluiu que ante as provas apresentadas, o ex-prefeito praticou o ato de improbidade definido no art. 11, I, da Lei n° 8.429/92, por ter liberado verba pública sem a estrita observância das normas pertinentes.

Ele ainda foi condenado ao pagamento de multa civil no valor de 20 vezes a remuneração na época por ele recebida na qualidade de prefeito do município, além da proibição de contratar com o poder público ou receberem benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual sejam sócios majoritários, também pelo prazo de 3 anos.

Outro lado

O ex-prefeito João Gomes Neto não foi localizado pelo GP1.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.