Fechar
GP1

Inhuma - Piauí

Daniel Oliveira afasta agentes presos na Operação Penitentes

As portarias nº 143 e 144/2018 foram assinadas pelo secretário Daniel Oliveira, na última segunda-feira (16).

O secretário de Justiça do Piauí (Sejus), Daniel Oliveira, assinou portarias nº 143 e 144/2018, de 16 de julho, determinando o afastamento dos agentes penitenciários Francisco José dos Santos e José Maria Sobrinho, presos durante a Operação Penitentes, deflagrada em Parnaíba.

Foi aberta Sindicância n° 40/2017 que determinou a instauração do Procedimento Administrativo Disciplinar para apurar a responsabilidade administrativa em razão da conduta irregular dos agentes penitenciários José Maria Sobrinho, Francisco José dos Santos e Marcelo Oliveira Costa, sendo que este último não foi afastado de suas funções.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Daniel OliveiraDaniel Oliveira

Segundo a portaria, os agentes penitenciários foram presos preventivamente em razão das práticas de ilícitos penais, conforme decisão judicial, e posteriormente, ocorreu a revogação das prisões, ocasião em que regressaram ao exercício da função pública.

O secretário considerou ainda que o afastamento preventivo é necessário para garantir o regular desenvolvimento do processo ou das investigações, vez que ao retornarem ao exercício da função pública, os agentes penitenciários podem influenciar nas investigações administrativas, bem como, utilizarem o cargo para prática de ilícitos penais, situação que gera instabilidade ao sistema prisional.

Daniel determinou ainda que os agentes procedam com a apresentação das carteiras funcionais, insígnias, distintivos, armas e qualquer outros documentos ou objetos que permitam que os servidores afastados apresentem-se na qualidade de agente penitenciário.

Operação Penitentes

A Polícia Civil do Piauí deflagrou, no dia 29 de junho de 2017, a Operação Penitentes na cidade de Parnaíba com o objetivo de dar cumprimento a mandados de prisão e de busca e apreensão no município contra agentes públicos. A operação foi conduzida pelo delegado Laércio Evangelista, do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO).

Foram presos três agentes penitenciários: José Maria Vieira Sobrinho, Marcelo Oliveira da Costa e Francisco José dos Santos. Eles já eram conhecidos da polícia por facilitarem a entrada de telefones celulares e drogas dentro da Penitenciária Mista de Parnaíba.

De acordo com o delegado Laércio Evangelista, eles facilitavam a entrada de telefones celulares e drogas dentro da Penitenciária Mista de Parnaíba.

As prisões foram feitas dentro da própria penitenciária.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agentes vendiam celular para presos há mais de 3 anos no Piauí

Juíza nega liberdade a agentes penitenciários presos em Parnaíba

Três agentes penitenciários são presos na Operação Penitentes

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.