Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Moradores criticam retirada de famílias do Lagoas do Norte

A Prefeitura considera aquela região uma área de risco, principalmente pela proximidade com o rio e a possibilidade de alagamentos, por isso iniciou projeto que consiste na retirada de famíli

Na manhã desta sexta-feira (11) moradores do bairro São Joaquim, localizados na região da Avenida Boa Esperança, se reuniram com o secretário de Governo da Prefeitura de Teresina, Raimundo Eugênio para tratar sobre a retirada de famílias da região para dar continuidade ao programa Lagoas do Norte.

A Prefeitura de Teresina considera aquela região uma área de risco, principalmente pela proximidade com o rio e a possibilidade de alagamentos, por isso iniciou um projeto que consiste na retirada de várias famílias e a instalação de um parque na região. O problema é que os moradores não querem sair do local e querem que a prefeitura realize outro tipo de obra que não necessite a retirada das pessoas.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Na manhã de hoje foi realizado uma reunião com os moradores do Lagoas do NorteNa manhã de hoje foi realizado uma reunião com os moradores do Lagoas do Norte

O morador Raimundo Silva afirmou que a prefeitura não passou nenhum posicionamento sobre como pretende resolver a questão. “A gente quer que o projeto venha, mas que não viole a questão dos direitos humanos, que valorize e que permaneça na nossa comunidade. A gente mora lá há mais de 50 anos. A intenção da prefeitura é tirar todo mundo e lá ficará ocioso”, criticou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Raimundo Silva Raimundo Silva

Cláudio Lima explicou que mora na região há 45 anos e que não pretende sair do local. “Foi feito um acordo com a prefeitura, para não retirar as casas e as pessoas da Boa Esperança. Disseram que eles iriam ver como fariam, mas nunca mostraram como iria ficar. O que acontece é que a gente está vendo a prefeitura avançar no projeto e não dar nenhuma resposta para a gente. Queremos uma solução concreta e a permanência das famílias”, destacou.

  • Foto: Lucas Dias/ GP1Cláudio Lima, mora a 45 anos na regiãoCláudio Lima

Lúcia Ferreira de Sousa cobra da prefeitura a realização de uma obra que não necessite da retirada dos moradores. “Não somos contra o projeto, entendemos que tem o risco e que ele pode ser contornado com os estudos que a prefeitura tem e com o avanço da tecnologia, que nos permite evitar tragédias. Na enchente de 1940 e na de 1985 aquela região não alagou, nós temos dito que acreditamos ter condição de ficar lá e reclamamos dessa falta de diálogo. Não somos contra o progresso, mas queremos nos incluir nele”, afirmou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Lúcia Ferreira de Sousa Lúcia Ferreira de Sousa

O secretário Raimundo Eugênio explicou que a prefeitura de Teresina está querendo evitar que algo de pior aconteça naquela região no período das chuvas. “O município de Teresina tem uma tradição de acolher socialmente famílias que estão em área de risco, então a gestão procurou se antecipar a fatos que causam transtornos as famílias. A secretaria de planejamento encontrou uma área de risco e quer evitar que as famílias sejam atingias por algum evento da natureza, é muito simples, não tem polêmica. A constituição diz que qualquer cidadão que tenha a sua propriedade, que tenha a posse, ainda que não tenha registro de imóvel, para que ele seja retirado do seu lugar, ele tem que receber uma garantia, tem que ser indenizado ou colocado em um local parecido ou até melhor. Então a prefeitura observa a legalidade do ato. Estamos observando um interesse público com uma causa social”, explicou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Secretário de Governo Raimundo EugênioSecretário de Governo Raimundo Eugênio

Ele disse que se até 2020 a situação não for resolvida, a cidade perderá os recursos adquiridos junto ao Banco Mundial para dar continuidade ao Lagoas do Norte.

“A prefeitura tem um projeto com o Banco Mundial, no Lagoas do Norte, até junho de 2020, então essa é a data limite para prestar contas. Se não forem prestadas as contas, o município perde o recurso e assim toda a população vai perder. E as famílias vão ficar em área de risco e a prefeitura quer evitar essa perda de projeto”, afirmou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1O secretário Raimundo Eugênio se reuniu com os moradores na manhã de hoje O secretário Raimundo Eugênio se reuniu com os moradores na manhã de hoje
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.