Fechar
GP1

Floriano - Piauí

Inquérito policial contra Joel Rodrigues vai continuar no TRF-1

O desembargador federal Ney Bello reconsiderou a decisão que determinava o envio do inquérito contra o prefeito de Floriano para a Justiça Federal no Piauí.

O desembargador federal Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, reconsiderou a decisão que determinava o envio do inquérito policial que investiga o prefeito de Floriano/PI Joel Rodrigues da Silva para a Justiça Federal no Piauí.

O inquérito policial instaurado em 20/05/2014, a partir de requisição do Ministério Público Federal, tem a finalidade de apurar possível prática de delito previsto no art. 1º, I e III, do Decreto-Lei n.º 201/67, nos anos 2011 e 2012.

Consta dos autos que Joel Rodrigues da Silva, na condição de prefeito do município de Floriano/PI, supostamente desviou recursos públicos oriundos do FUNDEB.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Joel Rodrigues, Prefeito de Floriano Joel Rodrigues, Prefeito de Floriano

Em decisão de 11 de dezembro de 2018, o desembargador afirma que os crimes imputados ao prefeito estão relacionados ao cargo exercido por ele atualmente.

“E não poderia ser de outra forma, já que a apropriação ou desvio de recursos públicos atribuída ao investigado, teria ocorrido em razão do exercício do cargo de prefeito. É clara a vinculação entre o que se apura neste processo e o mandato eletivo que exige prerrogativa de foro, mesmo em face da recente decisão do Supremo Tribunal Federal. Ante o exposto, reconsidero a decisão anterior, a fim de manter a competência deste Tribunal para processar e julgar o presente feito”, diz a decisão.

Inquérito investiga transferência de recursos da conta do Fundeb

Segundo a investigação, o prefeito realizou/autorizou transferências online de recursos da conta do Fundeb para outras contas não identificadas nos exercícios de 2011 e 2012, sem a respectiva comprovação da regularidade das despesas.

Joel Rodrigues afirmou em depoimento que descentralizou a gestão dos recursos para as respectivas secretarias, inclusive no que atine ao Fundeb, que era gerido pelo próprio secretário municipal de educação, Jardel Viana de Sousa.

Joel Rodrigues se manifesta

O prefeito Joel Rodrigues acredita que o inquérito será arquivado. “Lembrando que os órgãos de controle já analisaram as contas e as referidas movimentações, aprovando-as, o que demonstra a ausência de qualquer irregularidade e que dá a confiança de que este será mais um inquérito arquivado", disse o gestor através de assessoria jurídica.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Joel Rodrigues acredita que inquérito contra ele será arquivado

Inquérito contra Joel Rodrigues é remetido para a Justiça Federal

TJ cobra devolução de inquérito que investiga Joel Rodrigues

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.