Fechar
GP1

Pedro Laurentino - Piauí

Promotor pede que prefeito Leo Leite exonere parentes de cargos

O promotor Jorge Pessoa pede que no prazo de 30 dias o prefeito realize a exoneração de todos os ocupantes de cargos de secretários municipais e dos cargos de comissão e confiança.

O promotor Jorge Luiz da Costa Pessoa, do Ministério Público do Estado, expediu no dia 14 de novembro uma recomendação ao prefeito de Pedro Laurentino, Leôncio Leite de Sousa, mais conhecido como Leo Leite, onde pede que ele exonere todos os parentes que ocupam na sua gestão cargos de secretários.

Jorge Luiz da Costa Pessoa, instaurou no dia 28 de outubro um procedimento preparatório com o objetivo de investigar o prefeito de Pedro Laurentino, Leo Leite, após denúncia de nepotismo.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Leo Leite, Prefeito de Pedro LaurentinoLeo Leite, Prefeito de Pedro Laurentino

Agora ele pede que no prazo de 30 dias o prefeito realize a exoneração de todos os ocupantes de cargos de secretários municipais e dos cargos de comissão e confiança, os quais detenham grau de parentesco consanguíneo, em linha reta ou colateral, ou afim até o terceiro grau com qualquer das pessoas ocupantes do cargo de prefeito ou vice-prefeito, os quais não possuam qualificação técnica necessária para o comando das secretarias.

“A partir da data da entrega da presente recomendação, o Ministério Público do Estado considera seus destinatários como pessoalmente cientes da situação ora exposta e, nesses termos, passível de responsabilização por quaisquer eventos futuros imputáveis a sua omissão quanto às providências solicitadas. Cabe, portanto, advertir que a inobservância da Recomendação Ministerial serve para fins de fixação de dolo em futuro e eventual manejo de ações judiciais de improbidade administrativa por omissão, previsto em Lei Federal”, afirmou o promotor.

Entre as contratações e nomeações investigadas estão:

- Solange Aparecida Leite, que é esposa do prefeito e exerce o cargo de Secretária de Assistente Social.

- José Leite de Sousa, que é irmão do prefeito, que exerce o cargo de secretário de Governo.

- Mercedes Lanussa, que é sobrinha do prefeito e filha de José Leite de Sousa, que exerce o cargo de secretária de Finanças.

- Edson, que é casado com sobrinha do prefeito, e exerce o cargo de Pregoeiro.

- Fátima Leite, sobrinha do prefeito e filha de José Leite de Sousa, que exerce cargo dentro da Secretaria de Assistência Social.

- Liana Brasileiro Leite, sobrinha do prefeito, que tem cargo dentro da Secretaria de Assistência Social.

- Antonio Carlos Lopes e Gabriel Ferreira, que são cunhados do prefeito e são Assessores da Prefeitura.

- Jesuíta Gomes, que é marido da vereadora Francilene Amorim Alves e trabalha como secretário de Educação.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.