Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Florentino Neto destaca dificuldades em reforma de maternidade

“A maternidade Dona Evangelina Rosa tem um prazo de vida. Ela vai ficar em funcionamento até que a nova maternidade que está sendo construída entre em funcionamento", explicou Florentino.

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto (PT), destacou nessa segunda-feira (20) as dificuldades de ser fazer uma obra de reforma na maternidade Dona Evangelina Rosa que atualmente passa por uma crise devido a sua péssima estrutura física.

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) autorizou a realização de uma auditoria na maternidade, exatamente devido a esses problemas recorrentes que estão ocorrendo na estrutura, até mesmo com o alto índice de mortes de gestantes e recém-nascidos.

Florentino Neto explicou que a atual estrutura não está mais aguentando e por isso o local está passando por uma obra. Além disso, uma nova maternidade está sendo construída em Teresina. “A maternidade Dona Evangelina Rosa tem um prazo de vida. Ela vai ficar em funcionamento até que a nova maternidade que está sendo construída entre em funcionamento. Estamos executando obras lá, inclusive acionamos a Controladoria Geral do Estado para fazer o controle e teremos obras lá até o final do ano”, explicou.

  • Foto: Hélio Alef/GP1Secretário de Saúde Florentino NetoSecretário de Saúde Florentino Neto

O secretário afirmou que as obras na maternidade estão sendo realizadas de forma mais lenta, já que o local tem vários pacientes, principalmente recém-nascidos que precisam de uma atenção especial, o que dificulta o andamento das obras.

“Lá tem um ritmo mais lento, pois estamos reformando em uma estrutura que foi adaptada para ser maternidade, com uma taxa de ocupação de mais de 90%. Então não é fácil, é preciso fazer a reforma, tendo o cuidado com os pacientes e com as normas de vigilância sanitária. Então é uma obra com grau de dificuldade”, explicou.

Local improvisado

Na manhã dessa segunda-feira (20), o governador Wellington Dias (PT) visitou a obra de construção da nova maternidade, a Unidade de Referência em Alta Complexidade Materno-Infantil, localizada na Avenida Presidente Kennedy, local onde funcionou o antigo Clube Tigrão, em Teresina.

  • Foto: Hélio Alef/GP1Wellington DiasWellington Dias

Wellington explicou que quando foi criada a maternidade Dona Evangelina Rosa, foi escolhido um imóvel que hoje apresenta vários problemas e que foi improvisado para que a unidade de saúde pudesse funcionar.

“Veja que é uma unidade há muitos anos improvisada, mas fizemos ali alguns investimentos e estamos tratando agora também de uma reorganização humana. Sou grato a alguns avanços que tivemos ali e também começamos a colher resultado. Estamos desde o ano de 2017, principalmente 2018, acredito que assim vamos fechar 2019 com queda de mortalidade tanto de gestante, como de bebês. É um grande objetivo. É uma maternidade que trabalha num lugar improvisado, mas sou grato aos profissionais darem condições para cada vez melhorar o atendimento. A solução definitiva será a entrega da nova maternidade”, destacou o governador.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

TCE determina realização de auditoria na Maternidade Evangelina Rosa

MP pede que secretário regularize Maternidade Dona Evangelina Rosa

CRM decide prorrogar interdição na Maternidade Evangelina Rosa

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.