Fechar
GP1

Teresina - Piauí

"Ganha o Nordeste e ganha o Piauí”, diz Wellington Dias após encontro

O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (21), no Blue Tree Towers Hotel (Rio Poty), no bairro Ilhotas, em Teresina.

Brunno Suênio/GP1 1 / 5 Wellington Dias Wellington Dias
Brunno Suênio/GP1 2 / 5 Governador do Maranhão, Flávio Dino Governador do Maranhão, Flávio Dino
Brunno Suênio/GP1 3 / 5 Coletiva de imprensa realizada no encontro dos governadores do Nordeste Coletiva de imprensa realizada no encontro dos governadores do Nordeste
Brunno Suênio/GP1 4 / 5 Governador da Paraíba, João Azevedo Governador da Paraíba, João Azevedo
Brunno Suênio/GP1 5 / 5 Wellington Dias Wellington Dias

Wellington Dias esteve reunido, nesta quarta-feira (21), com os governadores do Nordeste durante encontro do Consórcio Nordeste, que aconteceu no Blue Tree Towers Hotel (Rio Poty), no bairro Ilhotas, em Teresina. Após a reunião, os governadores participaram de uma coletiva de imprensa quando assinaram a Carta Teresina.

Participam do evento os governadores João Azevêdo (PB), Fátima Bezerra (RN), Rui Costa (BA), Camilo Santana (CE), Flávio Dino (MA), Belivaldo Chagas (SE), os vice-governadores Luciano Barbosa (AL) e Luciana Santos (PE), o prefeito de Teresina, Firmino Filho, deputado Themístocles Filho, e outras autoridades.

Dias destacou os pontos discutidos no encontro. “Ganha o Piauí e ganham todos os estados do Nordeste. Nós tratamos aqui, na área do Nordeste Conectado, sobre integrar de modo completo toda a região, são cerca de 40 mil km de fibra ótica, isso vai dá uma diferença muito grande, e o Piauí ganha por estar integrado dentro do Nordeste, e o Nordeste com o Brasil e o mundo”, afirmou.

“Destaco ainda a defesa agropecuária, nós somos um dos estados que tem uma diferença de nivelamento com outros estados do Nordeste do Brasil, e o objetivo é trabalhar com estudo e junto com o ministério da Agricultura, com o Congresso Nacional para garantir a sanidade animal e vegetal até porque é uma área que temos potencial muito grande para as oportunidades de negócios com o Brasil e o mundo. Então, com certeza que toda a pauta aqui trabalhada ganha o Nordeste e ganha o Piauí”, declarou.

Questionado como ficará a relação dos estados do Nordeste com o Governo Federal, principalmente após recentes críticas do presidente Jair Bolsonaro, o governador da Paraíba, João Azevêdo, minimizou a polêmica.

“Essa é uma pauta que pra nós governadores está ultrapassada, nós temos uma preocupação muito grande é com momentos como esse que nós estamos discutindo um instrumento extremamente poderoso que vai fortalecer os estados, a economia dos estados, e a discussão sobre falas que são ditas e às vezes mal ditas, não nos preocupa”, respondeu.

Para o governador, o importante é focar nas coisas positivas. “Nós temos uma visão clara que é importante focar em coisas positivas, e essas declarações que foram feitas anteriormente ao contrário do que se imagina, despertou foi espírito de paraibanidade muito grande, de nordestinidade muita grande, uniu nosso povo, esse é o foco que nós temos e não vamos nos preocupar com esse tipo de declaração”.

Para Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte, o encontro desta quarta foi um passo importante para o próximo que vai acontecer em outubro. “Hoje demos um passo muito importante aqui para a agenda que vamos fazer em novembro, na Europa, antes disso tem o encontro em Natal, quando os governadores do Nordeste estão lá mais uma vez numa demonstração clara da busca desses investimentos para que a gente possa gerar empregos dignos para o nosso povo, ampliar capacidade de arrecadação das nossas receitas e responder à população nas áreas sociais, principalmente, na questão da segurança, saúde e educação”, ressaltou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No Piauí, Fátima Bezerra diz que Bolsonaro não tem senso de realismo

Wellington Dias defende trabalho integrado entre estados do Nordeste

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.