Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Jivago Castro diz que Firmino está barrando a retomada da construção civil

As obras da construção civil estão paradas desde o fim de março. Na maioria dos estados brasileiros o setor já voltou a funcionar.

O empresário Jivago Castro, dono da Construtora Vanguarda, lamentou durante entrevista ao GP1, nesta sexta-feira (26), a postura do prefeito Firmino Filho (PSDB) em manter as regras de isolamento social que proíbem o retorno das atividades do setor durante a pandemia de covid-19. As obras da construção civil estão paradas desde o fim de março. Na maioria dos estados brasileiros o setor já voltou a funcionar.

Jivago explicou que o setor já apresentou os protocolos de segurança a fim de proteger os trabalhadores do vírus, como foi exigido pelo governador Wellington Dias para o retorno das atividades, no entanto a categoria ainda aguarda o aval de Firmino para retornar. “A construção civil já preparou a minuta para voltar e a gente aguarda o aval da prefeitura. Essa minuta é o protocolo com as exigências para que se evite a contaminação dentro dos canteiros. Em se tratando da construção civil, continuamos parados desde o dia 23 de março e a situação só se agrava”, afirmou.

  • Foto: Facebook/Jivago Castro Jivago Castro Jivago Castro

Postura de Firmino

Jivago criticou a postura do prefeito e o acusou de não dialogar e processar empresários que tentam trabalhar durante a pandemia. O gestor, conforme Jivago, tem dito que os empresários querem pleitear vagas nas eleições municipais deste ano.

“É lamentável a postura do prefeito Firmino Filho, a quem tem tomado as decisões mais duras. A gente vê o governador tentando flexibilizar em alguns pontos, mas o prefeito, além de não dialogar, processa empresários, faz campanha de palanque. Ontem ele acusou alguns empresários que lutam pelo direito de trabalhar de querer ser candidatos, não sou candidato e se foi dirigido a algum colega, também sei que não é candidato”, disse.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Firmino FilhoPrefeito Firmino Filho

Faltou diálogo

O engenheiro disse ainda que o prefeito Firmino era visto por ele como um bom gestor, mas que ao enfrentar a crise faltou diálogo e tranquilidade. “É muito lamentável a postura dele e na minha opinião, que tinha ele como um bom gestor, organizado, ele chegou durante um momento de crise e não soube administrar a crise com tranquilidade, serenidade. Lhe faltou ouvir mais as pessoas, lhe faltou serenidade”, declarou.

Individualidade

Jivago criticou o prefeito por querer tratar todos os setores da economia da mesma forma, já que segundo ele os canteiros de obras são mais seguros que repartições públicas, por se tratarem de locais abertos.

“Não se trata todos os setores de uma economia da mesma forma. Em específico a construção civil é um setor que você pode trabalhar em lugares abertos, com maior distanciamento. Os canteiros de obras eu garanto que são mais seguros que as repartições”, seguiu.

Necessidade

“A gente só tem a lamentar a postura das autoridades e peço que eles tenham a consciência de quem está pagando essa conta de fato são as pessoas que estão perdendo empregos, enfrentando dificuldade em nome de uma quarentena que não existe. Essa quarentena é uma ficção. As pessoas não estão se isolando porque não podem. Não é desrespeito ou desobediência pública, é necessidade”, destacou.

Milhares de demitidos

“Milhares de operários já foram demitidos, como era de se esperar, já que a maioria das empresas são pequenas e médias, não tem suporte para aguentar tanto tempo com um desencaixe desses. As empresas perderam receita e não podem continuar com seu quadro de funcionários”, continuou.

Piauí ainda não voltou

Jivago disse ainda acreditar que não vai ser prorrogada a medida em que o Governo Federal paga 70% dos salários dos funcionários e o empresário arca com os 30%. Ainda conforme o empresário, o Piauí é um dos poucos estados da nação que não retomou as atividades da construção civil.

“Eu acredito que não vai ser renovado porque no Brasil toda a atividade da construção civil já voltou. No Piauí, em específico no Acre, Amapá e Rondônia. Nesses quatro estados, são estados menos privilegiados da federação, as construções continuam paradas por determinações dos governos estaduais ou prefeitura”, declarou.

Firmino insensível

“Em Teresina estamos 100% parados, não podendo trabalhar, demissões em massa e o prefeito totalmente insensível tratando todos os setores como se fosse um só, queria resolver o problema no atacado”, continuou.

Não existe quarentena

O engenheiro disse que andou pelas ruas de Teresina e verificou que muitos comércios estão com portas meio abertas, tendo em vista que não podem ficar à mercê do auxílio emergencial pago pelo Governo Federal.

“Na terça-feira dei uma volta na região da Água Mineral e naquela região, a maioria dos comércios com porta meio abertas, a economia não tem como se manter fechadas. As pessoas vivem do que vendem no dia. Nossa matriz econômica é comércio e serviço, é um povo de base econômica pobre e não tem condição de suportar 90 dias sem trabalhar, sobrevivendo de uma ajuda que o governo manda eventualmente”, finalizou.

Fechamento de empresas

Desde o início da grave crise causada pela pandemia de coronavírus no Piauí vários empresários anunciaram o fechamento de empresas.

O educador físico e empresário Demóstenes Ribeiro anunciou em entrevista ao GP1 o fechamento de duas academias e ressaltou que pode fechar uma terceira, caso as atividades econômicas não sejam retomadas no Piauí.

O empresásio Bob Ziegert anunciou na tarde desta segunda-feira (22), o fechamento de um dos maiores resorts do litoral piauiense, o luxuoso BobZ, localizado no povoado Barrinha, região de Barra Grande, município de Cajueiro da Praia. O proprietário do hotel afirmou que a atual situação é “insustentável”.

Danilo Damásio é outro empresário que vem sofrendo bastante com os decretos de Governo do Estado e Prefeitura de Teresina. Nesta quarta-feira (24), ele anunciou o fechamento do Motel Garden, localizado na zona sul de Teresina.

O Restaurante Poco Loko Gastrobar, localizado na zona leste de Teresina, também divulgou por meio de suas redes sociais uma nota nesta quarta-feira (24), informando que encerrou as atividades em Teresina.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Covid-19: cerca de 30 lojas do Teresina Shopping devem fechar as portas

Covid-19: Grupo Barroso fecha 14 lojas e demite 100 funcionários

Covid-19: empresário anuncia fechamento do Clube da Luta em Teresina

Restaurante Poco Loko fecha as portas e diz que governos são os responsáveis

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.