Fechar
GP1

Marcolândia - Piauí

Prefeito Chico Pitú declara situação de emergência em Marcolândia

No decreto o prefeito explicou que existe uma insuficiência na capacidade de armazenamento devido a má distribuição das águas das chuvas registradas em Marcolândia.

O prefeito de Marcolândia, Chico Pitú, publicou decreto de nº 043/2020 no Diário Oficial dos Municípios de 31 de julho, onde declarou situação de emergência no município devido à estiagem que afeta a região.

No decreto o prefeito explicou que existe uma insuficiência na capacidade de armazenamento devido a má distribuição das águas das chuvas registradas em Marcolândia, o que acabou resultando na escassez de água, tanto para a consumo humano quanto para consumo animal.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Chico Pitú, Prefeito de  Marcolândia Chico Pitú, Prefeito de Marcolândia

Chico Pitú destacou que foi emitido um parecer técnico pela Coordenação Municipal de Defesa Civil que “apresenta uma série de fatores que justificam a necessidade de intervenção pública para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos organismos afetados pela situação de anormalidade caracterizada”.

Segundo o prefeito, é necessário decretar a situação de emergência, pois “o município não dispõe de aporte financeiro suficiente para suprir as demandas da população, fatores que dificultam o restabelecimento da situação de normalidade e bem-estar social, além da situação de pandemia em saúde pública decretada em todo o território nacional, o que tem exigido o contingenciamento de recursos para garantir as medidas sanitárias”.

A situação de emergência irá vigorar pelo prazo de 180 dias e o prefeito fica autorizado a fazer contratações sem licitações desde que seja para resolver de forma emergencial os problemas causados pela estiagem.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.