Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Prefeito Dr. Pessoa recepciona chegada de pacientes de Manaus no aeroporto

Além de Dr. Pessoa, estiveram presentes o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, e os profissionais da saúde que receberam os pacientes.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, esteve no Aeroporto Senador Petrônio Portella para recepcionar a chegada do avião que trouxe 09 pacientes diagnosticados com covid-19 de Manaus para serem internados no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU/UFPI). A aeronave da Força Área Brasileira (FAB) chegou por volta das 11h40.

Além de Dr. Pessoa, estiveram presentes o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, e os profissionais da saúde que receberam os pacientes.

Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Dr. Pessoa recepciona pacientes de Manaus
Prefeito Dr. Pessoa recepciona pacientes de Manaus

"Nós estamos preparados, não só com o espaço, mas com o corpo técnico e cientifico da melhor qualidade possível, esperamos que não precise mais, mas se precisar Teresina ainda tem espaço para receber nossos coirmãos", afirmou Dr. Pessoa.

Logística

Francina Amorim, diretora do Samu, explicou quais serão os procedimentos: “Vamos ficar aguardando orientação dos médicos que vêm na força aérea e à medida que eles autorizarem a entrada, os nossos médicos vão entrar para fazer a classificação, ver quais são os pacientes que precisam ser retirados mais rápido e estes pacientes vão ser transferidos nas ambulâncias de suporte avançado”, afirmou.

"A partir daí vamos retirar de acordo com a gravidade e colocar dentro das ambulâncias de suporte básico, nós pretendemos fazer uma retirada bem rápida visto que nós temos uma ambulância para cada paciente", completou.

Foto: Divulgação/AscomEquipe que recebeu pacientes de Manaus
Equipe que recebeu pacientes de Manaus

Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, as equipes estão a postos com uma van e 11 ambulâncias, sendo duas de suporte avançado, seis de suporte intermediário e três de suporte básico, para realizar o transporte até o Hospital Universitário.

Inicialmente eram esperados 30 pacientes, no entanto, cidades mais próximas se ofereceram para receber esses pacientes, já que o deslocamento de Manaus para Teresina demandaria uma quantidade maior de oxigênio, que está em falta no Amazonas.

Foto: Divulgação/AscomDr. Pessoa e Gilberto Albuquerque no aeroporto
Dr. Pessoa e Gilberto Albuquerque no aeroporto

Entenda o caso

Nessa quinta-feira (14), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, entrou em contato com o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, informando que enviaria 30 pacientes com covid-19 de Manaus para o HU da UFPI.

O estado do Amazonas vive a segunda onda da covid-19 e os hospitais de Manaus estão à beira do colapso por conta do aumento descontrolado no número de infectados.

Segundo o Albuquerque, já havia sido organizada toda a logística para fazer o transporte dos pacientes do aeroporto até o hospital. "Já organizamos a logística de recebimentos dos pacientes. Ambulâncias avançadas, equipe de triagem, oxigênio, máscaras, cadeiras de rodas, apoio de transporte. O Hospital Universitário irá receber os pacientes", detalhou o médico.

No entanto, o voo que estava previsto para chegar, inicialmente, às 13 horas foi adiado. Posteriormente, houve mais dois adiamentos por conta da falta de oxigênio para fazer o transporte desses pacientes.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.