Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Covid-19: Gilberto Albuquerque alerta para esgotamento de leitos de UTI

Já se esgotaram as vagas na UTI Covid do Hospital de Urgência de Teresina, no Hospital Getúlio Vargas e no Hospital Natal Portella.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, fez um alerta nesta segunda-feira (26) sobre a ocupação dos leitos de UTI destinados para pacientes com covid-19 que estão esgotando as vagas em Teresina.

Em um vídeo divulgado pela fundação, o presidente fala sobre a situação dos leitos na Capital. Já se esgotaram as vagas na UTI Covid do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), no Hospital Getúlio Vargas (HGV) e no Hospital Natan Portella.

“A situação dos leitos em Teresina hoje é a seguinte, em relação a leitos de UTI Covid, o HUT tem 18 leitos e estão todos ocupados, o Monte Castelo tem 20 leitos e 17 estão ocupados, o Hospital Getúlio Vargas está com seus 15 leitos ocupados, o Hospital Natan Portella com seus 27 leitos estão também todos ocupados. Então vejam que a situação do serviço público de leitos de UTI já está chegando ao seu limite e a população precisa ajudar”, informou o presidente da FMS.

Gilberto informou ainda que já está sendo feita a logística para implementação de mais leitos na Capital. “Estamos neste momento trabalhando para que a gente possa ter leitos de UTI e clínicos para atender essa demanda que tem aumentado nas últimas semanas. Já estamos adequando 20 leitos de UTI no Hospital do Monte Castelo, no Mariano Castelo Branco já conta com 35 leitos, mais sete no Hospital do Dirceu, quatro leitos no Buenos Aires e 5 leitos no hospital do Satélite”, disse.

Novo pico de coronavírus

Em entrevista ao GP1 nessa segunda-feira (25), o Gilberto Albuquerque alertou ainda quanto à possibilidade de um novo pico da pandemia de coronavírus em Teresina, que deverá ocorrer entre a segunda quinzena do mês de fevereiro e o mês de março.

“Pela curva epidemiológica teremos um aumento significativo. Vários fatores contribuíram para essa previsão. Um deles foi o movimento político, outro foi a liberação do comércio, dos cultos onde as pessoas se aglomeram, abertura de restaurantes por exemplo e isso leva ao aumento das transmissões e sucessivamente o pico deverá ser agora na segunda quinzena de fevereiro e durante o mês de março”, explicou Gilberto.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.