Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Deputado Carlos Augusto descarta federação do PL e PT no Piauí

A medida permite que os partidos se unam em uma só legenda e atuem por pelo menos quatro anos.

O deputado estadual coronel Carlos Augusto (PL) descartou, nesta terça-feira (05), a possibilidade de uma possível federação entre o Partido dos Trabalhadores e o Partido Liberal, para a disputa das eleições gerais de 2022, no âmbito do Piauí.

Segundo o coronel, para a possibilidade de a junção partidária acontecer, seria necessário que as siglas, a nível nacional, viabilizassem a medida, porém, ambos os partidos não fazem parte do mesmo campo político. A federação também não pode ocorrer somente entre os diretórios estaduais.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Coronel Carlos Augusto
Coronel Carlos Augusto

“A federação vem de cima para baixo, não se faz a federação nos estados, pela lei que foi aprovada, a federação é feita a nível nacional e os estados seguem, nós não acreditamos nisso, pois nosso partido é de centro, tem 42 deputados federais e eu não vejo, pelo o que conversamos com o PL nacional, essa possibilidade de ter federação do PL com outros partidos. O que nós buscamos é o fortalecimento da participação política, principalmente”, explicou Carlos Augusto.

A federação de partidos está permitida desde o último dia 29 de setembro e é uma medida que os partidos podem realizar para disputarem eleições e atuarem como uma só legenda por quatro anos. Essa ação ajuda os partidos menores a alcançarem a cláusula de barreira, regra legal que limita a atuação de legendas que não obtém determinada porcentagem de votos no país.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.