Fechar
GP1

Francisco Ayres - Piauí

Prefeita Eugênia Nunes destaca investimentos em Francisco Ayres

A gestora ainda sobre os desafios enfrentados na pandemia e as metas que tem para 2022.

A prefeita de Francisco Ayres, Eugênia Nunes (Republicanos), durante entrevista ao GP1, na manhã desta terça-feira (13), destacou as melhorias que vem realizando no município desde o início da sua gestão e as metas para 2022.

A prefeita falou ainda sobre os investimentos realizados nas áreas da saúde, educação e também sobre as dificuldades enfrentadas no combate a pandemia de covid-19.

Foto: Ronney Oliveira/GP1Eugênia Nunes, prefeita de Francisco Ayres
Eugênia Nunes, prefeita de Francisco Ayres

Educação

Segundo a gestora, o ano de 2021 foi iniciado em meio a muita preocupação, mas avanços importantes foram realizados na educação em Francisco Ayres. “Iniciamos o ano um pouco assustados [devido a pandemia], sabemos da dificuldade que o aluno tem durante a aprendizagem. É preocupante tanto para a gestão, como para os professores e para os alunos. Mas quando a gente teve o incentivo do promotor que deveríamos voltar as aulas, não pensamos duas vezes. Mesmo com dificuldades, voltamos as aulas remotas e depois as aulas presenciais. A gente fez um roteiro de divisões e a gente também criou o reforço. Além da aula a gente criou um reforço com professor efetivo para incentivar os estudantes fora do horário da aula para reforçar a questão do aprendizado”, destacou a prefeita Eugênia Nunes.

Foto: Ronney Oliveira/GP1Prefeita Eugênia Nunes
Prefeita Eugênia Nunes

A prefeita também explicou sobre a criação do reforço escolar para os alunos da rede municipal de educação se prepararem para a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). “Criamos também um projeto sobre o SAEB. O projeto tem professor de Português e Matemática, com o intuito de preparar esses estudantes para fazer a prova”, ressaltou Eugênia Nunes.

Foto: Ronney Oliveira/GP1Eugênia Nunes, prefeita de Francisco Ayres
Eugênia Nunes, prefeita de Francisco Ayres

Além disso, o município de Francisco Ayres foi selecionado para participar do projeto Itaú Social, que vai beneficiar professores com cursos de capacitação. “Entre os 224 municípios, Francisco Ayres foi escolhido entre os 10 municípios para participar do Itaú Social. Teve uma concorrência e nós fomos contemplados a participar desse projeto. O Itaú Social vai fornecer toda a estrutura para o município capacitar os professores e isso vai dar estabilidade para os professores e alunos, será um reforço profissional”, comemorou.

Informatização do sistema educacional

Outra melhoria destacada pela prefeita de Francisco Ayres foi a informatização do sistema educacional, que deve ser todo digital a partir de 2022. “Na educação também a gente está ampliando a questão da informatização do sistema, isso quer dizer que os professores não vão mais precisar preencher diário manual, tudo será no sistema. Já procuramos uma equipe para fazer esse projeto e iniciar as aulas no ano que vem já com todo esse sistema atualizado”, explicou a prefeita Eugênia Nunes.

Saúde

Conforme a prefeita Eugênia Nunes, apesar de um início de gestão difícil, entre os 224 municípios, Francisco Ayres ficou entre os cinco primeiros na gestão da pandemia de covid-19 em 2021 e hoje não conta com nenhum caso ativo da doença. “A gente iniciou um ano muito difícil. Quando a gente assumiu a gestão, ficou um pouco assustado. Pegamos o município com dificuldades, principalmente por causa da covid-19. Tivemos óbitos por causa da doença, mas tivemos avanços muito grandes na questão da saúde, inclusive Francisco Ayres foi destaque entre os 224 municípios e ficou entre os cinco primeiros na gestão da pandemia, tivemos um controle muito bom e hoje estamos sem nenhum caso no nosso município”, contou a prefeita.

Foto: Ronney Oliveira/GP1Prefeita do município de Francisco Ayres, Eugênia Nunes
Prefeita do município de Francisco Ayres, Eugênia Nunes

Apesar os avanços, a gestora ressaltou que é preciso continuar em alerta e disse que Francisco Ayres hoje conta uma equipe de saúde preparada para atender aos munícipes. “Acredito que mesmo com as dificuldades que houve, nos sobressaímos, mas é também um momento de alerta, pois sabemos que estão vendo outros momentos difíceis e a gente tem que se prevenir e buscar informações para que a gente possa preparar nosso povo. Graças a Deus estamos melhorando, estamos vendo que Francisco Ayres já está se abrindo para momentos bons, para as pessoas buscarem sua renda, por exemplo. Hoje temos uma equipe que trabalha de segunda a sexta, no sábado temos uma enfermeira de plantão e um médico de plantão no domingo. Além disso, temos também dois médicos especialistas. Temos na base de cinco médicos hoje no município para atender a todos”, frisou a prefeita Eugênia Nunes.

Festas de fim de ano

De acordo com a prefeita de Francisco Ayres, mesmo sem casos ativos de covid-19, o município não vai realizar eventos públicos de fim de ano, como medida de combate à doença. “Na questão de festividades, fomos recomendados a não fazer evento público com aglomeração. No final de ano vamos seguir o decreto do Governo do Estado, mas não vamos fazer festa aberta ao público”, garantiu a gestora.

Área social

A prefeita Eugênia Nunes destacou a criação do projeto Bolsa Gente, que já conseguiu beneficiar cerca de 200 famílias de baixa renda. “Lançamos o Bolsa Gente, um projeto que eu iniciei e levamos até a Câmara, onde tivemos apoio de todos os vereadores. Os padrinhos do projeto são Flávio Nogueira Júnior e Flávio Nogueira, que abraçaram o projeto. Hoje estamos terminando de concluir, estamos terminando a parte burocrática do banco para que a gente possa fazer a execução. É uma renda que vai ajudar as pessoas que tem necessidade de complementar a renda e tem o valor de R$ 100. A gente já conseguiu ajudar 200 famílias”, ressaltou.

Obras entregues

Em 2021, segundo a prefeita, foram entregues banheiros na zona rural do município e também salas de aula, priorizando o ensino infantil do município. “A gente também teve a oportunidade, mesmo com dificuldade, de inaugurar 20 banheiros na localidade Boa Vista, já entregamos para os contemplados e temos também o avanço na questão do ensino infantil, são três salas dentro da escola do município para melhorar a qualidade da educação das nossas crianças”, afirmou Eugênia Nunes.

Metas para 2022

Mesmo com as melhorias realizadas em 2021 em Francisco Ayres, a prefeita Eugênia Nunes disse que não pretende parar por aí. Ela quer criar no ano que vem o projeto Capacita Francisco Ayres, que vai oferecer cursos de capacitação para os jovens. “Nós temos esses avanços em 2021 e em 2022 queremos implantar o Capacita Francisco Ayres. É um projeto que vai capacitar nossos adolescentes com cursos, coisas que envolvam o jovem e a população dentro de uma capacitação profissional”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.