Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Exclusivo! Confira relação dos alvos da Operação Filantropia

Dentre os alvos estão duas advogadas, uma contadora, ex-secretário executivo da Semam e mais alvos.

O GP1 obteve a relação dos investigados na “Operação Filantropia”, deflagrada pela Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR), com o objetivo de cumprir 10 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens em residências de servidores públicos, um escritório de advocacia e uma organização da sociedade civil em Teresina.

No levantamento realizado pela reportagem, dentre os alvos estão Yuri Gonçalves Macêdo, proprietário do Instituto Educass, que é apontado nas investigações como “laranja” no esquema que envolve pelo menos outras seis pessoas, dentre elas duas advogadas, um professor, uma contadora e demais alvos.

Entre as advogadas estão Reginalda de Araújo Costa, que já havia sido alvo da "Operação Tertium", e o escritório de advocacia Jakeline Carvalho, localizado na zona sul de Teresina.

Os demais investigados são a contadora Teresinha Alves dos Santos, que também foi alvo da Operação Tertium, o sobrinho dela, José Leonardo dos Santos, além do professor Luciano Alves Magalhães e o ex-secretário executivo da Secretaria de Meio Ambiente, Claudinei Alves da Costa Feitosa.

Apesar de ter havido prejuízo no cumprimento do mandado de busca e apreensão no imóvel do ex-secretário executivo da Semam, o GP1 apurou que ele também é um dos alvos da “Operação Filantropia”.

Durante as diligências realizadas na manhã desta sexta-feira (17), foram apreendidos também três veículos, um Grand Cherokee, um Honda Accord, além de um Ford Ecosport.

Operação Filantropia

A Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor) deflagrou no início da manhã desta sexta-feira (17), a “Operação Filantropia”, com objetivo de cumprir 10 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens em residências de serviços públicos, um escritório de advocacia e uma organização da sociedade civil em Teresina. Foram cumpridos mandados em apartamentos do Condomínio Angical, na Avenida Gil Martins e no Instituto Educass, situado na Rua Quintino Bocaiuva, centro de Teresina.

Foto: Divulgação/Polícia Civil do PiauíEco Sport apreendido na Operação Filantropia
Eco Sport apreendido na Operação Filantropia

O objetivo da ação policial é buscar informações, documentos e dados sobre parcerias públicas privadas (PPPs) realizadas nos anos de 2019 e 2020, durante a gestão do ex-prefeito Firmino Filho, pela Prefeitura de Teresina com o Instituto Educass, contratado para executar a limpeza de aguapés do Rio Poti.

Foto: Divulgação/Polícia Civil do PiauíPoliciais civis durante a Operação Filantropia
Policiais civis durante a Operação Filantropia

Durante as investigações, restou comprovado que o Instituto Educass recebeu da Prefeitura de Teresina mais de R$ 2 milhões através da Secretaria Municipal de Juventude (SEMJUV) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM) e que a entidade causou prejuízo aos cofres públicos na ordem de mais R$ 1 milhão.

Foto: Divulgação/Polícia Civil do PiauíVeículo de luxo apreendido na Operação Filantropia
Veículo de luxo apreendido na Operação Filantropia

Se condenados, os alvos da operação podem responder por associação criminosa, desvio de recursos públicos (peculato), lavagem de dinheiro, entre outros.

Foto: Brunno Suênio/GP1Cruze apreendido pela Polícia Civil na Operação Filantropia
Carro apreendido pela Polícia Civil na Operação Filantropia

Participam da ação, além da Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR), auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), a Controladoria Geral do Município de Teresina (CGM), a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), a Gerência de Polícia Especializada (GPE), o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO), a Delegacia Prevenção e Repressão aos Entorpecentes (DEPRE) e policiais do 8º Distrito Policial e do 5º Distrito Policial.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.