Fechar
GP1

Teresina - Piauí

“O grande fiscal é a consciência de cada um”, diz Robert Rios sobre decreto

Para o vice-prefeito, pessoas que estão promovendo eventos com aglomeração são “irresponsáveis” e merecem ser responsabilizadas por isso.

O vice-prefeito de Teresina, Robert Rios (PSB), se pronunciou nessa quarta-feira (24) sobre o decreto assinado pelo governador Wellington Dias (PT), que determinou medidas restritivas em todo o estado até o dia 04 de março para conter o avanço do novo coronavírus. Em entrevista a imprensa, o também secretário de Finanças da capital avaliou a medida como necessária e ressaltou que a população deve contribuir, tendo consciência e evitando aglomerações.

Robert Rios ponderou que toda determinação que proíbe o funcionamento de setores da economia não é bem recebida a princípio, e ressaltou que o governador Wellington Dias tomou uma decisão difícil, porém necessária.

“Todo decreto que restringe o direito do cidadão, do comerciante, dos empresários, nunca é um decreto bem recebido, por mais necessário que seja. Eu sei o quanto deve ter custado ao governador fazer isso. Esse decreto atual do governador ele próprio abranda o decreto anterior, permite que o comércio, as empresas funcionem de segunda a sexta-feira, cria uma restrição maior no sábado e no domingo e coloca um forte poder de fiscalização, eu acho que essa fiscalização devia ser não só pela polícia e pela Guarda Municipal, mas devia ser da própria sociedade, o interesse de controle da covid-19 é um interesse social”, colocou.

Foto: Lucas Dias/GP1Robert Rios
Robert Rios

O vice-prefeito frisou que o sistema de saúde de Teresina se encontra em estado de alerta, e por conta disso é imprescindível que as pessoas tenham consciência, evitando saírem de suas casas sem necessidade.

“Estamos com um sistema de saúde em Teresina que ainda não está estrangulado, mas está muito difícil, então pedimos primeiro a consciência de cada um, o grande fiscal é a consciência de cada um, colocar polícia na rua é secundário, o principal é a própria sociedade tomar consciência do que está acontecendo e através disso se organizar e impedir que esse vírus circule, e a melhor maneira para o vírus não circular é que as pessoas não aglomerem. Aglomeração é um pecado terrível que funciona a favor do vírus”, destacou.

Irresponsabilidade

Ainda segundo Robert Rios, as pessoas que estão promovendo eventos de qualquer natureza que gerem aglomeração são “irresponsáveis” e merecem ser responsabilizadas por isso.

“O governador expediu um decreto e o governador ao mesmo tempo é o comandante da Polícia Militar e da Polícia Civil, eu acho que o irresponsável que nesse momento tão angustiante está promovendo festas tem que ser preso e autuado em flagrante, o que não pode é que comerciantes responsáveis, que estejam adotando todas as providências que a Organização Mundial da Saúde requer, paguem por meia dúzia de irresponsáveis. Liguem para o 190, denunciem, e que a polícia autue em flagrante esses irresponsáveis, esses sim merecem ser presos, e não os comerciantes que estão trabalhando”, finalizou.

Decreto

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Governador Wellington Dias
Governador Wellington Dias

O governador Wellington Dias decidiu determinar medidas restritivas em todo o Piauí a partir desta quarta-feira (24) até o dia 04 de março, para conter o avanço da covid-19. O chefe do executivo estadual decretou lockdown durantes os finais de semana e toque de recolher todos os dias, das 23h às 5h da manhã.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.