Fechar
GP1

Teresina - Piauí

"Desaprenderam a ganhar dinheiro na legalidade", diz Robert Rios sobre Setut

O secretário de Finanças colocou que está sendo reestudado se as empresas possuem as condições necessárias para operar.

O vice-prefeito e atual secretário de Finanças de Teresina, Robert Rios Magalhães (PSB), afirmou ao GP1 na manhã desta terça-feira (02), que o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) mantinha uma relação promíscua com a administração passada (PSDB) e que desaprenderam a ganhar dinheiro dentro da legalidade.

Robert reforçou que o executivo não vai ceder a pressões e que nas regiões em que a paralisação for mantida, os transportes alternativos serão reforçados para sanar as demandas. Ainda conforme o vice-prefeito, a Procuradoria do Município já deve ter adotado as devidas providências na Justiça.

“Estamos todos esperando uma solução da Justiça para interromper o contrato com as empresas sem qualquer indenização e decretar emergência no sistema para voltar a operar sem eles [empresas de ônibus] que, desaprenderam a ganhar dinheiro na legalidade. Sei da dor de toda categoria envolvida no transporte coletivo de Teresina, já tentamos ajudar, mas a ambição imensurável dos empresários e o costume de ganhar dinheiro fácil com a cumplicidade da prefeitura [na gestão de Firmino Filho], tem dificultado a solução”, disse Rios.

Foto: Germana Chaves/GP1Robert Rios
Robert Rios

"Com a nova administração do Dr. Pessoa eles vão ter que aprender uma nova convivência. Aquela convivência do passado, eles podem esquecer. Aquela convivência era promiscua. Eles não terão conosco aqui. Da prefeitura não vai sair nenhum recurso indevido. Se estão esperando isso eles [empresários] estão enganados", asseverou o vice-prefeito.

O vice-prefeito reforçou que o executivo está empenhado em encontrar uma solução para o problema do transporte público, sem deixar de se solidarizar com os operadores, mas ressaltou que a ambição dos empresários está impossibilitando que se chegue a uma solução. “Estamos solidários em encontrar uma solução digna para esse grave problema”, pontuou Robert Rios.

Sistema normalizado

Robert informou que a empresa que operava na zona sul da cidade, voltou a funcionar normalmente. “Ficamos sabendo hoje que na zona sul de Teresina, onde está a maior empresa de transporte da Capital que é a Transcol, já começou a normalizar e o transporte, está fluindo normalmente. Naquelas regiões de Teresina com outras empresas que não voltarem a circular nós vamos agir”, avisou.

Falta de estrutura

O secretário de Finanças colocou que está sendo investigado se as empresas que estavam operando na cidade realmente possuem a estrutura necessária para oferecer um serviço devido aos usuários.

“Estamos desconfiando que algumas empresas não estão normalizando porque não têm condições de normalizar. Não tem ônibus para normalizar. Quatro ou cinco empresas fizeram um consórcio para ocupar uma linha só. Estamos reestudando se essas empresas realmente têm condições de operar as linhas. Se não tiver condição de operar as linhas, vão perder estas linhas”, finalizou Rios.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.