Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Moradores denunciam vazamento de água no bairro Distrito Industrial

Quem vive na região afirma que o vazamento é recorrente.

Lucas Dias/GP1 1 / 10 Vazamento de água próximo da avenida Wall Ferraz Vazamento de água próximo da avenida Wall Ferraz
Lucas Dias/GP1 2 / 10 Moradores reclamam de vazamento de água na zona sul Moradores reclamam de vazamento de água na zona sul
Lucas Dias/GP1 3 / 10 Grande quantidade de água sendo desperdiçada Grande quantidade de água sendo desperdiçada
Lucas Dias/GP1 4 / 10 Grande quantidade de água sendo desperdiçada por causa do vazamento Grande quantidade de água sendo desperdiçada por causa do vazamento
Lucas Dias/GP1 5 / 10 Calçamento danificado por causa do vazamento Calçamento danificado por causa do vazamento
Lucas Dias/GP1 6 / 10 Calçamento danificado Calçamento danificado
Lucas Dias/GP1 7 / 10 Água desperdiçada Água desperdiçada
Lucas Dias/GP1 8 / 10 Água escorrendo pela rua Água escorrendo pela rua
Lucas Dias/GP1 9 / 10 Motoqueiro passa com dificuldades pelo local Motoqueiro passa com dificuldades pelo local
Lucas Dias/GP1 10 / 10 Canteiro de obras abandonado Canteiro de obras abandonado

Os moradores do bairro Distrito Industrial denunciaram ao GP1, na manhã desta quarta-feira (24), um grande vazamento de água tratada registrado ao lado do terminal de integração do Parque Piauí, zona sul de Teresina.

A nossa reportagem se deslocou até a região e constatou o problema. No local, tapumes foram montados no ponto onde se inicia o vazamento, que percorre mais de 500 metros. Quem vive na região afirma que o vazamento é recorrente e lamenta ter de ver tanta água potável escorrendo esgoto abaixo. Segundo o morador Estevão Pereira, a situação já se tornou frequente.

“Essa água vem da estação de tratamento para subir para a caixa d’água do Parque Piauí, mas como o cano está estourado ela volta para o rio. A água é tratada e todo ano é essa problemática, e o pior é que além do desperdício ainda acaba com a nossa rua”, disse.

Segundo Estevão, já foram feitas reclamações à empresa Águas de Teresina e ainda assim o problema continua sem solução. “O que resta é lamentar, porque a gente reclama e eles [Águas de Teresina] não atendem um vazamento desse tamanho”, pontuou.

Os moradores reclamaram ainda que a situação fica mais complicada quando chove. Devido às obras para correção do vazamento, que foram iniciadas, mas atualmente não há homens trabalhando, depois das chuvas, grande parte do material fica espalhado na via.

O que diz a Água de Teresina

Por meio de nota, a Águas de Teresina informou que está monitorando o vazamento e por se tratar de um serviço que deverá causar interrupção na distribuição de água em cerca de 80% da Capital, a empresa está programando a manutenção.

Confira nota na íntegra:

A Águas de Teresina informa que já vem monitoramento o vazamento ao lado do Terminal do Parque Piauí, na zona Sul. Por se tratar de manutenção complexa, a concessionária está programando o período mais apropriado para realizar o serviço visando causar o menor impacto possível na cidade, uma vez que será necessária a interrupção no abastecimento de água afetando 80% da cidade. A postura da Águas de Teresina tem sido de cautela, especialmente em razão do agravamento da pandemia na capital e por entender que a água é essencial na prevenção à Covid-19.

Evitar o desperdício e otimizar a distribuição de água tratada fazem parte do compromisso da Águas de Teresina. Como resultado desse empenho, a empresa já conseguiu reduzir de 64,1% para 43,94% as perdas de água tratada, tendo como principais ações: controle ativo de vazamentos; gestão de micromedição; detecção e regularização de fraudes; gestão de pressão nas redes; velocidade e qualidade nas manutenções corretivas e investimento em infraestrutura. A meta é chegar ao índice de 25% até 2027, conforme meta contratual.

A população tem sido um importante parceiro nesse processo ao fazer comunicados sobre os vazamentos a partir dos canais de atendimento da concessionária. Em casos como estes, as pessoas podem ligar gratuitamente para 0800 223 2000 ou 115. A Águas de Teresina também dispõe de número de WhatsApp (98124-3199) e do aplicativo Águas App, disponível para celulares Android e IOS.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.